|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 22/10/2014 - 16:54



Alunos do projeto “Escola de Escritores” têm textos escolhidos em concurso nacional



Portal de Notícias PJF | Alunos do projeto “Escola de Escritores” têm textos escolhidos em concurso nacional | FUNALFA - 22/10/2014
O relógio marca 15 horas: está na hora da aula. Apressada, ela pega sua bolsa e o livro “O Gato de Botas”. O clássico de Charles Perrault é a história escolhida do dia. Saudosa, entra na sala abaixando e cobrando um beijo de cada aluno. Esse ritual é feito todas as terças-feiras pela professora Margareth Marinho, que comanda o projeto “Escola de Escritores”, realizado pela Biblioteca Municipal Murilo Mendes (BMMM - Praça Antônio Carlos, Centro). Com o objetivo de incentivar crianças a conhecer livros e autores, tomando gosto pela leitura de maneira lúdica, o projeto teve dois de seus alunos selecionados no “III Concurso Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico”. Vinicius Nascimento de Sá, 7 anos, foi selecionado na categoria “Mensagem”, de 7 a 8 anos, e Bruna Karolayne Inácio Assis do Bem, 12 anos, na categoria “Redação”, de 11 a 12 anos. Eles tiveram seus textos escolhidos entre outros 1.930 inscritos.

O concurso é realizado pelo Projeto Espantaxim, criado em setembro de 2002 pela escritora paulista Dulce Auriemo, especialmente dedicado a crianças em fase de descobrir o universo à sua volta. O projeto já atingiu milhares de pessoas de todas as idades, por meio de apresentações em teatros, escolas, livrarias, bienais, instituições, ações solidárias e shows beneficentes. Esta edição do concurso teve como objetivo a valorização da literatura e o incentivo à música, envolvendo mais de 70 escolas de 13 estados brasileiros. Na região, os únicos participantes foram os alunos da BMMM, que apostaram na emoção na hora de escrever. Como prêmio, elesterão seus textos publicados em uma antologia e ganharão três exemplares.

O coração de Vinícius pulsa forte quando ouve o som de uma bateria, objeto que sempre sonhou tocar e escolheu para ser o assunto de sua mensagem. “Pretendo continuar lendo muito, porque quando minha professora me der um texto com muitos parágrafos eu vou ler direitinho, sem ficar parando”. Vinícius conta que foi a primeira vez que participou de um concurso do tipo e ficou surpreso com o resultado. Mas o menino está apenas começando e ainda pretende participar de outros concursos de escrita. “Nada é impossível na vida”, conclui.

Já a aluna Bruna, 12 anos, retratou seu amor pela boy band “One Direction” e ressaltou, em sua redação, a tristeza da perda de entes queridos, tema evidenciado no clipe da música “Story on my life”, sua canção preferida. “Como eu sou fã da banda, não pensei em outra coisa na hora de produzir meu texto”, conta a menina, que sonha ser veterinária ou nadadora. “A leitura é tudo e sem ela não somos nada”, reflete.

“A seleção dos alunos é um coroamento do trabalho. São os frutos do projeto “Escola de Escritores”, que começou neste ano, com o objetivo de trabalhar a escrita de textos dentro de um ambiente de literatura. A gente lê, escreve, brinca, conta e, quando aparece um concurso desses, que vai trabalhar essa escrita, a gente vê o quanto eles cresceram juntamente com o gosto pela leitura”, afirma a professora Margareth, que pretende dar continuidade ao projeto e fazer inscrição em outros concursos.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa pelo telefone 3690-7044 // Contato: Biblioteca Municipal Murilo Mendes 3690-7049



 IMPRIMIR 
8/7/2020 - SEMAUR
Sapataria e loja de utilidades domésticas são interditadas nesta quarta-feira
8/7/2020 - SS
Boletim Covid-19 - Juiz de Fora confirma mais três óbitos e 79 novos casos em 24 horas
8/7/2020 - FUNALFA
Coletivo de artistas promove live de variedades domingo no “Paschoal Carlos Magno”
8/7/2020 - SF
IPTU 2020 – Prazo para pagamento da parcela referente a julho vence sexta-feira
8/7/2020 - FUNALFA
Biblioteca Municipal lança projeto de incentivo à leitura em ambiente virtual
8/7/2020 - SESUC
Equipe de enfrentamento ao coronavírus amplia fiscalização e prevenção em Benfica
8/7/2020 - SEL
Servidores da SEL participam de webinar da CBF sobre arbitragem no futebol
8/7/2020 - SS
Vigilância Sanitária disponibiliza orientações para donos de estabelecimentos comerciais
8/7/2020 - EMPAV
Empav realiza operação tapa-buracos em 59 ruas e avenidas
8/7/2020 - SO
Secretaria de Obras atua em seis bairros nesta quarta-feira
8/7/2020 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu “Mariano Procópio” apresenta curiosidades de coleções em vídeo
8/7/2020 - CESAMA
Escavação no Alto Bairu pode interromper abastecimento de água no bairro
8/7/2020 - SEMAUR
Fiscalização interdita restaurante self-service e autua agências bancárias no Centro
7/7/2020 - SS
Boletim - Juiz de Fora registra primeiro óbito em adulto com menos de 40 anos por Covid-19
7/7/2020 - SS
Número de idosos com Covid-19 em JF tem aumento de 36% em uma semana
7/7/2020 - FUNALFA
Funalfa busca profissionais que ainda não preencheram o Cadastro de Cultura
7/7/2020 - SEDETA
Projeto “Você Empreendedor” abordará vendas em tempos de pandemia
7/7/2020 - FUNALFA
Museu Ferroviário lança processo seletivo para estagiários
7/7/2020 - SESUC
Guarda Municipal receberá equipamentos de proteção do Ministério da Justiça
7/7/2020 - SARH
Comunicado sobre o pagamento do salário dos servidores
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2020 - Site versão 3.1