| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 24/7/2014 - 15:10

Conselhos se unem por direitos das mulheres negras

Portal de Notícias PJF | Conselhos se unem por direitos das mulheres negras | SG - 24/7/2014
Cerca de 50 pessoas participaram, na tarde dessa quarta-feira, 23, da solenidade em comemoração ao “Dia da Mulher Negra”, oficialmente celebrado em 25 de julho. A cerimônia aconteceu na Casa dos Conselhos, durante o 7º Encontro de Mulheres da Periferia Tereza Benguela e Mulher Negra, e contou com a presença de representantes dos conselhos municipais de Valorização da População Negra (CMVPN) e dos Direitos da Mulher (CMDM), da Associação de Mulheres Negras Chica da Silva, do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva, além de populares.

A ancestralidade e o cotidiano dos negros foram abordados pela pedagoga Josiane Silva, que lembra ter sofrido preconceito desde criança. "Nossa luta tem que ser constante", defendeu, citando a vitória do reconhecimento dos direitos do empregado doméstico como resultado desses esforços.

Para a presidente da Associação de Mulheres Negras Chica da Silva e secretária do CMVPN, Zélia Lúcia, os sete anos de encontros ajudaram a aumentar a autoestima das mulheres atendidas pelo grupo e pelos conselhos. Ela diz que "a luta contra o preconceito contra o negro obteve avanços, porém, a discriminação ainda é muito vivida e sentida". Zélia lembra que 31 de Julho será o "Dia D", quando acontecerá um ato cultural com divulgação do "Manifesto Negras". A atividade será realizada, simultaneamente, em todas as regiões de Minas Gerais, às 16 horas. Em Juiz de Fora, será no Calçadão da Halfeld (em frente ao banco do Brasil).

Já a presidente do CMDM, Cristina Castro, defende uma educação não sexista nas instituições de ensino. Ela destaca que, apesar das transformações nas condições de vida e papel das mulheres em todo o mundo, em especial a partir dos anos 60, a mulher negra continua vivendo uma situação marcada pela dupla discriminação: ser mulher em uma sociedade machista, e ser negra numa sociedade racista. E conclui: "A luta do racismo não é uma luta de negros, e sim de pessoas que buscam uma sociedade igualitária".

Atividade em prol da mulher

No dia 7 de agosto, o CMDM, em parceria com a Casa da Mulher/Centro de Referência, realizarão uma atividade na Praça da Estação, a partir das 16 horas, para marcar os oito anos da Lei Maria da Penha.

*Informação com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7599 ou Secretaria de Governo pelo telefone 3690-7731.

12/4/2024 - PREFEITURA
Nota sobre o Hospital Regional
12/4/2024 - PROCON
Agentes do Procon participam de capacitação de Fiscalização de Transporte Rodoviário