NOTÍCIAS:SARH
JUIZ DE FORA - 5/4/2005 - 16:20

Arquivo Histórico armazena exemplar mais antigo do jornal “O Pharol”

Portal de Notícias PJF | Arquivo Histórico armazena exemplar  mais antigo do jornal “O Pharol” | SARH - 5/4/2005
O Arquivo Histórico da Diretoria de Administração e Recursos Humanos (DARH) adicionou, em seu vasto acervo, mais um documento de grande importância para a história local. Um pesquisador que utilizava o arquivo para buscas de informações particulares, encontrou um exemplar do jornal O Pharol (foto), de 135 anos atrás. Datado de 8 de janeiro de 1870, o periódico é o terceiro número do quarto ano de sua circulação que, inicialmente, era produzido em Paraíba do Sul, estado do Rio de Janeiro, desde o ano de 1866.

O jornal encontrado coloca em xeque as informações até hoje obtidas, por meio de levantamentos históricos, de que o periódico teria passado a ser editado em Juiz de Fora, no ano de 1871, uma vez que o ano do exemplar é de 1870. O jornal, encontrado intacto, foi digitalizado e será armazenado no Arquivo Histórico, ficando disponível para pesquisas. Uma cópia digital será enviada para a Biblioteca Municipal Murilo Mendes, para ser acessada pelos interessados em consultar o material.

O Pharol foi um jornal que teve um importante papel na formação de opinião dos juizforanos, sendo extinto em 1939. Ele vigorou em uma época em que o índice de analfabetismo era alto e o acesso a publicações era difícil. Apenas uma pequena camada da sociedade tinha a oportunidade de ler o jornal, no entanto, as principais notícias eram comentadas por muitas pessoas, através dos comentários que chegavam aos menos favorecidos. Além de crônicas, informações políticas e de grande quantidade de anúncio de fuga de escravos, O Pharol era uma publicação que veiculava grande número de propagandas comerciais.

Riqueza documental
O Arquivo Histórico é parte do Arquivo Público Municipal, e tem o objetivo de resguardar documentos públicos e educar a comunidade sobre a importância de se preservar o patrimônio histórico e cultural da cidade.

Por meio da grande quantidade de documentos constantemente recebidos e organizados pelos funcionários, o Arquivo Histórico preserva a história de toda a Zona da Mata, já que existem registros completos de diversos distritos e municípios vizinhos de Juiz de Fora. Segundo o supervisor do Arquivo Histórico, Antônio Henrique Lacerda, estes documentos são fundamentais para conhecer a vida e os costumes da região. Só como exemplo da importância do acervo, o documento mais antigo recolhido nos arquivos de Torreões data de 1829, poucos anos após a declaração de Independência do Brasil.

O acervo do Arquivo Histórico está disponível para todo tipo de pesquisa, e funciona na Avenida Brasil 560, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

*Outras informações, com a Assessoria de Comunicação da DARH, pelo telefone 3690-7096.

23/1/2019 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu recebe mais de 90 crianças da colônia de férias da Praça CEU
23/1/2019 - SESUC
Guarda Municipal prende foragido da Justiça