NOTÍCIAS:FUNALFA
JUIZ DE FORA - 14/8/2008 - 12:56

Companhia de Inventos mostra teatro de bonecos e realiza oficina de sombras

Portal de Notícias PJF | Companhia de Inventos mostra teatro de bonecos e realiza oficina de sombras | FUNALFA - 14/8/2008
O projeto Domingo no Interior, aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e patrocinado pela Arcelor Mittal, chega a Juiz de Fora no próximo domingo, dia 17, para mostrar o teatro de bonecos “Marionetes a Fio”, com a Companhia de Inventos. A apresentação acontece na Sala de Encenação Flávio Márcio, do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), às 18h, com o apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Funalfa. A entrada é franca.

“Marionetes a Fio” tem duração aproximada de 50 minutos e é formada por quadros independentes que exploram temas diversos e enfatizam o caráter cômico. O espetáculo se desenvolve através do movimento e ritmo das marionetes, inventa e recria situações do dia a dia, brincadeiras de infância, lembranças de circo, cenas que às vezes remetem a um sonho ou algo fantástico e inusitado, tornando-se uma atração para todas as idades. Entre os quadros que compõem a apresentação estão: Professor Pé na Tábua, Marcha Soldado, Zeca Urubu, Johnny Spray - o guitarrista, Miguelito - o malabarista, Bocas e Beijos, Flor de Liz, a gafieira. A criação, confecção e manipulação das marionetes é feita por Bernardo Rohrmann. A criação e confecção dos figurinos é de Renata França, que também opera som e luz.

A Companhia de Inventos foi criada em 1990, por Bernardo Rohrmann e Renata França. Bernardo é marionetista desde 1984, com formação no curso de Artes Plásticas da Escola Guignard, em Belo Horizonte, e no Institut International de La Marionette, na França. Renata França é artista plástica, formada no curso de Belas Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais. O grupo desenvolve atividades de criação e apresentação de teatro de bonecos, dando especial atenção às marionetes, confecciona bonecos para outras companhias, marionetes como brinquedos e promove oficinas de criação de bonecos em várias técnicas.

Oficina teatro de sombras oferece vagas para crianças e adultos

A oficina de teatro de sombras ministrada pela Companhia de Inventos será realizada no CCBM, na próxima segunda-feira, dia 18, em duas turmas: de 8h às 12h, para crianças com idade entre 7 e 14 anos e de 13h às 18h, para adultos. São oferecidas vinte vagas em cada turma e as inscrições podem ser realizadas com Nara Mourão, pelo telefone (32) 9198-0128. As vagas para a turma de crianças estão esgotadas.

O teatro de sombras, primeira forma que o homem usou a imagem projetada, é considerado a origem do desenho animado e do cinema. Através desta motivação a Companhia de Inventos realiza a oficina. Com materiais para desenho, papel cartão, celofane, fita adesiva, varetas de bambu ou arame, uma tela branca e um abajour, os participantes desenvolvem esta experiência. Bernardo Rohrmann e Renata França lançam um tema e através do desenho de cada participante são construídas cenas teatrais com a técnica do teatro de sombras.

* Mais informações com a Assessoria de Imprensa da Funalfa: (32) 3690-7044. Contato: Nara Mourão – (32) 9198-0128.

17/11/2017 - SF
“Lei de Anistia” – Oportunidade para parcelamento em duas vezes acaba nesta segunda-feira
17/11/2017 - SCS
Campanha da PJF é selecionada para ser exibida em festival de filmes sobre trânsito