NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 16/1/2007 - 18:09

Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva é registrado como Bem Imaterial

Por meio do Decreto nº 9.085, de 15 de janeiro de 2007, o grupo Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva foi registrado como Bem Imaterial pelo valor histórico e cultural que envolve sua tradição, divulgando a cultura negra através de suas composições, suas letras, seus cantos, seus lamentos, suas raízes e suas danças. Para o atual presidente da entidade, Flávio Aloísio Carneiro, esse é um momento ímpar. “Como ficou registrado no livro do historiador juizforano Osvair Antônio de Oliveira, o Batuque não é um grupo folclórico, e sim, de resistência, como fica evidente em seus 43 anos de existência”, afirma Carneiro.

Criado em 1964 por iniciativa do compositor Nelson Silva (1928-1969), com o fim de ser um grupo amador de estudo e difusão de música popular brasileira, o Batuque constituiu uma das grandes expressões da cultura popular de Juiz de Fora. Ao cantar as dificuldades e as esperanças dos antepassados, os integrantes do grupo entoam suas próprias lutas, mantendo vivo o compromisso de preservar as tradições.

Mantendo-se fiel às suas origens e aos ideais de seu criador, o Batuque é a única entidade cultural no Brasil que mantém um repertório próprio, com cerca de mais de 80 obras, em que músicas, arranjos e danças foram criadas ou adaptadas por Nelson Silva. Sambas, lamentos, batuques, canções, toadas, maculelês e hinos são presenças constantes nas apresentações do grupo.

Composto unicamente por negros de diversas classes, o Batuque é, hoje, um símbolo de resistência da cultura negra. Sempre se apresentando em colégios, igrejas, universidades, terreiros de umbanda, praças públicas e, através de seu coral, em missas e casamentos, o grupo está, a todo tempo, disposto a divulgar a cultura afro-brasileira.

A entidade conta com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Funalfa, e também criou, em parceria com a Câmara Municipal de Juiz de Fora, a Medalha Nelson Silva, com o objetivo de perpetuar o nome de seu criador e homenagear personalidades negras da cidade, do estado e do país. O registro do Batuque Afro-brasileiro de Nelson Silva como Bem Imaterial reafirma o compromisso da administração do prefeito Alberto Bejani em preservar e promover as autênticas manifestações da cultura popular em Juiz de Fora.

*Outras informações com Flávio Aloísio Carneiro pelos telefones 3690-7053 e 9987-4298.

23/6/2017 - SARH
PJF realiza leilão de veículos e máquinas
23/6/2017 - FUNALFA
“Piquenique com Palhaços”: penúltima edição do projeto acontece em Monte Verde, no domingo