Portal de Serviços da Prefeitura de Juiz de Fora
NOTÍCIAS:SETTRA
JUIZ DE FORA - 5/8/2010 - 12:16

Portal de Notícias PJF | Mais cinco linhas do transporte coletivo passam a operar com novo modelo nesta sexta-feira | SETTRA - 5/8/2010
Mais cinco linhas do Transporte Coletivo Urbano (TCU) de Juiz de Fora terão o fluxo de passageiros invertido nesta sexta-feira, 6. No total, mais 3.404 usuários passam a entrar pela porta da frente (veja anexo). A mudança teve início na última segunda-feira, 2. Somente esta semana, 29 linhas e 41 ônibus já estarão com as alterações concluídas, o que representa 8% da frota do transporte coletivo - que conta com 529 veículos.

A secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) garante que 25% dos coletivos do Município estarão com a roleta invertida até o final deste mês. A Settra informa, ainda, que tanto a inversão do fluxo quanto o cadastramento dos idosos no Cartão Passe Livre são gradativos, com previsão de término no dia 15 de dezembro, quando aumenta o fluxo de passageiros devido às festas de final de ano e a realização dos vestibulares. Cada ônibus fica parado até dois dias ao passar pelas alterações, o que justifica a mudança gradual.

Com a mudança do embarque, a roleta também vai mudar para a parte dianteira do veículo, próxima ao motorista. Entre os benefícios estão o menor tempo de embarque, mais conforto e maior espaço útil para acomodação dos usuários, já que o orientador do fluxo de passageiros será eliminado; aproximação dos cobradores e motoristas, o que vai reduzir os assaltos e aumentar a segurança no embarque e desembarque dos cadeirantes; indução dos passageiros a não atravessar na frente dos ônibus, com a consequente redução dos acidentes; igualdade no embarque para as gratuidades, acabando com a discriminação contra os usuários que têm direito a esse benefício.

Todos os usuários deverão ficar atentos às sinalizações na frente e nas laterais dos ônibus. Antes da roleta, próxima ao motorista, os assentos preferenciais para grávidas, idosos, obesos e portadores de deficiência continuam assegurados. Nos ônibus com motor dianteiro (97% da frota) são sete bancos para estas quatro categorias. Já os veículos com motor traseiro possuem oito assentos preferenciais.

Os cadeirantes continuam entrando pela porta do meio, onde fica instalado o elevador. Espelhos convexos junto às portas dos ônibus serão instalados com o objetivo de manter a segurança na hora do desembarque. E os cordões das campainhas e os balaústres serão estendidos até a parte traseira do veículo.

*Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7599/7245.

E.M. “Professor Reynaldo de Andrade” realiza “Festa Cultural” neste sábado
20/9/2019 - SDS
SDS dá boas-vindas aos contemplados dos cursos gratuitos
20/9/2019 - SEL