Me adota aí
informacoes

Consulta PÚblica
CriaÇÃo do Monumento Natural Morro do Cristo

Está aberta a consulta pública para a criação do Monumento Natural do Morro do Cristo. Aqui é um espaço de apresentação de informações, no qual você pode colocar a sua opinião, dúvidas e questionamentos sobre o tema.

MORRO DO CRISTO
MONUMENTO NATURAL

O que é um Monumento Natural?

O Monumento Natural (MONA) é uma categoria de unidade de conservação que tem como objetivo preservar a integridade de um elemento natural único, de extrema raridade ou beleza.

Por que criar o Monumento Natural Morro do Cristo?

A proteção da área já acontece desde 1990, quando foi determinado o tombamento por Decreto Municipal. A proposta atual é que seja ampliada a conservação, adequando melhor a gestão ambiental. Como monumento natural, os recursos naturais ficam protegidos, mas será permitido o uso indireto com o desenvolvimento de diversas ações de educação ambiental, turismo, esporte e lazer, com responsabilidade. O Morro do Cristo é um belo patrimônio natural, com a rica biodiversidade da Mata Atlântica distribuída em um grande afloramento rochoso, visto por vários cantos da cidade. Além disso, é o ponto turístico mais visitado e mencionado da nossa cidade. .

Como ficam as áreas vizinhas?

Nos arredores do Monumento Natural do Morro do Cristo, existem áreas públicas e partes de áreas particulares. Não há imposição legal de desapropriação, porque os limites abrangem apenas áreas de florestas nativas, já protegidas pelo Código Florestal Federal e Estadual e outros órgãos. O projeto inclui, ainda, medidas com o objetivo de promover a integração com a vida econômica e social .

História

Conhecido popularmente como “Morro do Cristo”, é uma atração turística e um dos pontos mais altos da cidade. Recebeu esse nome devido à visita, em 1861, de D. Pedro II a Juiz de Fora, que subiu o morro para apreciar a vista da cidade. Em comemoração à virada do século XIX para o século XX, foi construída ali uma capela, e, em 1906, um monumento ao Cristo Redentor. De frente ao monumento está o Mirante Salles de Oliveira, com vista panorâmica para grande parte da cidade. Lá também está localizada a primeira torre helicoidal na América do Sul, que proporcionou à extinta TV Industrial o pioneirismo na geração de imagens no interior de Minas Gerais.

ESTUDO TÉCNICO

Para viabilizar a criação do Monumento Natural Morro do Cristo foi desenvolvido um estudo técnico, pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), demonstrando as características naturais, as justificativas e uma apresentação inicial dos limites, além de outros dados importantes.

some text