| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Turismo
CONHEÇA JUIZ DE FORA

Juiz de Fora - O que fazer


Juiz de Fora, além de seu potencial como cidade de negócios, também tem uma vocação cultural e turística, apresentando uma enorme gama de opções para quem deseja descansar, recarregar as energias, conhecer a gastronomia mineira e os atrativos de uma cidade de porte médio.

Para quem tem espírito mais aventureiro e cativado pelo ecoturismo, existem diversos espaços verdes espalhados pelo município, como os parques Halfeld, Municipal e da Lajinha, além do exuberante Jardim Botânico numa linda área de Mata Atlântica.

Os que preferem o viés cultural, histórico e turístico há diversas opções. Ao todo a cidade tem 21 museus. O grande destaque é para o Museu Mariano Procópio, que tem um acervo de aproximadamente 55 mil peças do Brasil Imperial e ainda do período colonial e da Inconfidência Mineira. Lá estão obras de artistas renomados como Pedro Américo com o icônico “Tiradentes Esquartejado”, além de Antônio Parreiras e do francês Jean-Honoré Fragonard.

Já o Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) tem um grande acervo de Murilo Mendes e obras de Pablo Picasso e Joan Miró. Uma parte da história da República brasileira pode ser vista no Memorial da República Presidente Itamar Franco.

Para visitação ou para apreciar espetáculos de música, teatro ou dança, bem no centro da cidade está o Cine-Theatro Central, imponente construção com 1.751 lugares entre platéia, balcão, galeria e camarotes. Inaugurado em 1.929 tem estilo arquitetônico eclético, possui fachada com referências ao art déco e ornamentação interna neoclássica com inspirações muralistas italianas de autoria do pintor italiano Angelo Bigi. No rico teto do Cine-Theatro Central estão as imagens de quatro grandes compositores: o brasileiro Carlos Gomes; os alemães Ludwig van Beethoven e Wilhelm Richard Wagner, além do italiano Giuseppe Verdi.

Além destes, a cidade oferece um complexo de lojas, galerias e Shopping Centers que oferecem marcas locais, nacionais e internacionais. As feiras de artesanato são encontradas no Parque Halfeld e na Praça de São Mateus. Juiz de Fora oferece opções para os mais variados gostos, através de diversos roteiros turísticos desenvolvidos especificamente para tirar o maior proveito dos atrativos.

Além disso, a cidade está habilitada a receber turistas através de uma extensa rede de hotéis e pousadas com mão de obra qualificada, uma vez que existe o curso de Turismo na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A cidade é um polo estudantil e de ensino superior. Além disso, Juiz de Fora tem excelência na área de saúde com diversos hospitais que atendem a toda região.

A cidade tem ainda dezenas de empresas produtoras de cervejas artesanais e especiais, algumas delas com premiações nacionais e internacionais. Na gastronomia, os restaurantes de comida mineira e de gastronomia internacional podem ser encontrados com facilidade. Os botecos, barzinhos e casas noturnas mostram a pujança do entretenimento na cidade, atraindo turistas de toda região.

Saiba Mais








Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2