| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania - SESUC
GUARDA MUNICIPAL

Projetos


GAPE
Regulamentado pelo decreto n° 11.767/2013, o projeto Guardas no Apoio e Prevenção nas Escolas (GAPE), desenvolvido pela Guarda Municipal de Juiz de Fora (GMJF), tem levado a marca da prevenção para escolas da cidade. Isso porque investir na formação do indivíduo tem resultados futuros no meio social que se quer construir. Ao resgatar valores como respeito, a GM está, não somente, ajudando a melhorar o ambiente escolar, mas restabelecendo bases para o convívio em sociedade.

O objetivo do GAPE é contribuir para prevenção através da educação, favorecendo a criação de um ambiente de paz nas escolas. Seus encontros levam os alunos a refletirem sobre cidadania, “bullying”, valores humanos, drogas, meio ambiente e trânsito,  de forma lúdica e participativa. Embora seja destinado a crianças e adolescentes, motivo pelo qual está prioritariamente vinculado à rede escolar, o trabalho do GAPE, também, atende às solicitações de palestras de empresas e outros órgãos.

Guarda Municipal Ambiental
O trabalho da equipe da Guarda Municipal Ambiental (GMA), sediada no Parque da Lajinha, compreende, além da atividade de segurança e proteção ao parque e seus frequentadores, o monitoramento de todas as áreas verdes sob responsabilidade do município. De acordo com a resolução nº 079/2013, é competência da GMA, conforme seus artigos I e II, patrulhar as áreas verdes protegidas por lei no âmbito do município, identificando e intervindo em qualquer desordem ou atividades potencialmente danosas ao meio ambiente, e monitorar ameaça de invasão e ocupação em APPs, em unidades de conservação de proteção integral, ou em áreas de reflorestamento.

A partir da oficialização e implantação da GMA, este trabalho de fiscalização das áreas verdes municipais passa a ser uma constante para a Guarda Municipal. Qualquer denúncia sobre crimes ambientais no âmbito de propriedades municipais pode ser denunciada através do telefone 153. Todas as denúncias serão avaliadas.
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2