| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 6/12/2023 - 10:46

Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”, nesta quinta, 7

Portal de Notícias PJF | Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”,  nesta quinta, 7 | DEMLURB - 6/12/2023

Nesta quinta-feira, 7, a Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”. Das 9h às 17h, a população poderá descartar corretamente materiais sólidos recicláveis, como papel, plástico, vidro, metal e eletrônicos. Haverá também um espaço destinado ao descarte do óleo de cozinha usado. Na última edição da campanha, foram recolhidos 240 kg de material.

A “Coleta Seletiva na Praça” é uma iniciativa da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com as seguintes associações de catadores de materiais recicláveis do município: Ascajuf; Apares; Alicer; Deus é Maior e União da Vitória. O objetivo do projeto é gerar renda para essas associações e contribuir para a preservação do meio ambiente. Toda quinta-feira, a campanha está presente na Praça da Estação.

Coleta seletiva

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) disponibiliza o serviço de coleta seletiva para 90% dos domicílios da cidade de Juiz de Fora, além de promover campanhas para incentivar a população a realizar a coleta seletiva.

Os resíduos secos originários da coleta são encaminhados para as associações de catadores de materiais recicláveis conveniadas com o Departamento. Desse modo, a ação contribui na geração de renda dos agentes ambientais e suas famílias e, também, movimenta a economia do município.

Confira o que pode ser descartado:

- Papel: folhas de papel, jornal, revista, papelão, cartolina, embalagem Tetra Pak (caixinha de leite).

- Plástico: isopor, potes e tampas, garrafas plásticas, garrafas pet, frascos de material de limpeza, frascos de produtos de higiene e beleza, brinquedos, baldes, material em PVC.

- Vidro: copos, garrafas, embalagens de molho e potes de vidro.

- Metal: latinhas de alumínio, latas de aço (de óleo, de molho de tomate, de sardinha…), ferragens, esquadrias, arames.

- Eletrônico: cabos, pilhas, lâmpada de led, televisores, carregadores, baterias, aparelhos celulares, CDs.

- Óleo de cozinha: será disponibilizado um espaço para o descarte do óleo usado.

Cuidados ao realizar o descarte:

- É recomendável limpar embalagens de plástico e isopor que estejam com restos de comida, como marmitex e caixas de leite.

- A melhor opção para descarte do óleo de cozinha é na garrafa PET bem fechada, para evitar vazamentos.

- Se o vidro estiver inteiro, não precisa embalá-lo para descarte. Se estiver quebrado, leve-o dentro de uma garrafa PET ou caixa de papelão.

22/2/2024 - CESAMA
Serviços da Cesama na BR-440 continuam nesta sexta-feira, 23
22/2/2024 - SESUC
Profissionais ligados à educação, assistência e segurança participam de capacitação