| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 6/12/2023 - 10:45

Portal de Notícias PJF | Coral Cesama leva alegria e emoção em programação gratuita de apresentações natalinas | CESAMA - 6/12/2023

O Coral Cesama, patrocinado pela Companhia Saneamento Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora, se prepara para uma extensa programação de apresentações ao longo do mês de dezembro. Depois do recital em homenagem à Clara Nunes, que animou o Cine-Theatro Central no último domingo, 3, o grupo embarca, a partir desta quarta-feira, 6, no universo natalino para levar alegria e emoção à população de Juiz de Fora e também da região.

“Nosso repertório será, em sua maioria, de músicas de Natal aliadas às canções tradicionais brasileiras, que já fazem parte do nosso estilo”, antecipa o maestro Victor Cassemiro. Mas, segundo ele, os sucessos da cantora mineira, que fez história no Brasil, vão se fazer presentes novamente. “O público pode esperar apresentações bem divertidas, levando o clima natalino, músicas brasileiras e sucessos de Clara Nunes, tudo de uma maneira muito leve e descontraída”, garante Victor.

Na agenda de 2023, o Coral Cesama é presença confirmada em locais que já fazem parte do histórico de apresentações do grupo nesta época do ano, como o Parque Municipal, a Câmara Legislativa e o Museu Mariano Procópio, na inauguração de suas luzes natalinas. A participação também ocorre nas igrejas de Santa Rita, São Mateus e na Catedral Metropolitana de Juiz de Fora. No caso desses dois últimos, destaca Victor, os integrantes se unem a outras vozes para a realização de uma grande cantata de Natal. “Serão mais de 200 pessoas formadas pelo Coral Cesama, pela Orquestra Sinfônica Pró-Música, Coral Benedictus da Arquidiocese de Juiz de Fora, Coral São Mateus e Coral Pró-Música”.

Mas os sons do Coral Cesama irão além dos limites de Juiz de Fora, encerrando 2023 com uma apresentação em Lima Duarte. “Já estivemos várias vezes na cidade, onde, sempre, somos convidados pela Prefeitura”, conta Victor. Aliás, a presença no município reinaugura as viagens do grupo para apresentações, desde a pandemia. “Já nos apresentamos em Rio das Flores, Vassouras, Valença, Matias Barbosa, Simão Pereira e muitas outras cidades da região”, enumera o maestro.

E ele conclui, definindo 2023 como o ano da “retomada da estrutura vocal” pós pandemia. “O coral tinha 28 anos ininterruptos quando tudo parou, então tivemos que criar novamente uma resistência vocal pra aguentar fazer apresentações grandes, o que leva tempo”. Mas, segundo ele, com a dedicação, o empenho e a concentração do grupo nos ensaios, grande parte do preparo foi retomado. “Parecia que tínhamos perdido 20 desses 28 anos, mas já conseguimos evoluir muito e a expectativa é de, em 2024, estarmos 100% recuperados vocalmente”.

Agenda Coral Cesama - dezembro de 2023
6/12 (quarta-feira) – 19h: Inauguração das luzes natalinas no Museu Mariano Procópio
10/12 (domingo) – 10h: Igreja de Santa Rita
13/12 (quarta-feira) – 18h:  Câmara Municipal de Juiz de Fora