| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 29/11/2023 - 10:09

Portal de Notícias PJF | PJF e Associação de comerciantes da Rua São João promovem intervenção artística em postes do centro | SG - 29/11/2023

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Associação de Comerciantes da Rua São João, realizou intervenção artística e revitalização na Rua Barão de São João Nepomuceno, no Centro. Além do reparo na calçada, serão realizadas ações de jardinagem e pintura de equipamentos urbanos. Todos os 28 postes do Calçadão da São João já contam com intervenção de artistas locais.

A ideia partiu de representantes da associação comercial da Rua São João, que desejam valorizar o espaço e os artistas do município. A PJF contribuiu por meio do projeto “Boniteza em Cores”. Como são estruturas novas, instaladas em 2008, houve liberação para a pintura dos pontos.

Seis artistas locais foram responsáveis pela intervenção: Gabi Lemos, Stain, Fernanda Lumen, Dorin, Conduta e Mariana Macedo. A inspiração para a arte foi a planta “Coração-magoado”, com tons marcantes de verde e vermelho. Serão plantadas mudas dessa espécie no local.

A artista Fernanda Lumen, mais conhecida como Pekena, ressalta a importância de realizar intervenções artísticas por toda a cidade, principalmente nas ruas. “A arte é um tipo de manifestação cultural que muitas vezes não é acessível para todo mundo. Então, quando você coloca isso na rua, através do poder público, é como se você estivesse democratizando a arte. Então as pessoas conseguem estar dentro de um ambiente artístico sem precisar ir a um museu”, afirma.

A PJF vai realizar outras revitalizações urbanas, levando o Boniteza para toda a rua. O diálogo com os lojistas foi fundamental para que a arte refletisse a essência do local. A pintura dos postes será inaugurada junto com as luzes de natal na rua, que serão instaladas entre os dias 28 de novembro e 1º de dezembro.

23/2/2024 - PROCON
Procon interdita seis instituições financeiras com irregularidades
23/2/2024 - PREFEITURA
Dados do IBGE confirmam qualidade nos serviços de água e esgoto em Juiz de Fora