Na última sexta-feira, 29 de setembro, aconteceu a segunda edição do “Rede na Praça”, ação comunitária idealizada pela equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Leste Vitorino Braga, da Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). O evento, que reuniu diversos equipamentos da rede, teve como objetivo de viabilizar o acesso à informação sobre os serviços existentes no município, muitas das vezes desconhecidos pelo público, além de marcar o encerramento da campanha “Nós Valorizamos a sua Vida”, em referência ao “Setembro Amarelo”.
Na oportunidade, foi possível valorizar e promover o espaço da Praça Senador Teotônio Vilela, onde ocorreram as atividades. “Percebemos um bom potencial neste espaço público”, ressaltou a supervisora do Cras Leste, lembrando como é importante a população frequentá-lo.
Participaram da ação o Centro de Referência em Direitos Humanos, a Casa da Mulher, o Centro Pop, a Abordagem Social, o Consultório na Rua, o Caps Ad, o Fórum Pop Rua, o Projeto Escuta na Praça (coletivo de psicólogos e psicanalistas voluntários) e o Projeto Clarices (Universidade Federal Juiz de Fora). Todos os equipamentos apresentaram os serviços ofertados e realizaram os atendimentos ao público. Além disso, aconteceram demonstração da oficina de “Circuito de Treinamento Funcional”, atividade realizada na Casa da Mulher; escuta e acolhimento psicológico pelos projetos Escuta na Praça e Clarices; intervenções e educação em saúde sexual e reprodutiva pelo Consultório na Rua; e oficina e intervenção artística pela equipe do Caps Ad. Durante a ação, foram distribuídos materiais de divulgação da campanha “Nós Valorizamos a Sua Vida”, organizada pelo Cras Vitorino Braga, abordando os fatores de proteção e prevenção ao suicídio e a rede de valorização da vida.
Cerca de 80 pessoas participaram das atividades. O Cras Vitorino Braga contabilizou 39 atendimentos, sendo oito para cadastro único, sete encaminhamentos para documentação civil básica, dois encaminhamentos para o Restaurante Popular, três orientações e encaminhamentos para outros serviços da proteção básica, além de orientações referentes a benefícios socioassistenciais do governo federal (BPC/LOAS, bolsa família e carteira do idoso para viagens interestaduais) e sobre outras políticas públicas.