A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou na manhã de sábado, 16, na Escola Municipal Santa Cândida, o primeiro evento do projeto “Educar em Todo Lugar”. A ação intersetorial da PJF contou com diversas atrações gratuitas para toda a comunidade, incluindo Brinquedos do JF Lazer, Orientações sobre Saúde Bucal, Oficinas de Empreendedorismo e de Danças Urbanas, Esmaltação, Tapete Interativo e Quiz Interativo.
A prefeita Margarida Salomão esteve no evento conferindo as atrações e interagindo com o público presente, que pôde dialogar diretamente com a chefe do executivo. A proposta foi muito bem recebida pela comunidade. Daiane Oliveira esteve no evento com sua filha Sophia e elogiou a iniciativa. "A gente fica muito feliz mesmo da Prefeitura estar abraçando a nossa comunidade. Muito legal, muito divertido. As crianças estão se divertindo bastante".
A secretária de Educação, Nádia Ribas, indicou que o projeto será ampliado para vários territórios. "A ideia é atuarmos em 18 territórios da cidade, tendo a escola como referência, desenvolvendo ações culturais, esportivas, sociais", destacou.
A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Delgado, ressaltou a contribuição do projeto para a disseminação da Cultura da Paz pela cidade a partir das escolas. "Pensar a escola enquanto ponto focal para fortalecer as práticas cidadãs. Porque segurança se faz de fato com ações integradas, fortalecimento da cidadania e pensar conjuntamente todas essas questões sociais", afirmou.
“Educar em Todo Lugar”
O Projeto nasceu em um contexto de orientação governamental com vistas ao fortalecimento das ações de articulação e integração das políticas públicas, programas, projetos e serviços públicos, em sintonia com as demandas e expectativas da comunidade escolar.
Voltado para estabelecer o papel da escola como protagonista e referência do seu território na promoção da educação de qualidade e no aprofundamento dos vínculos sociocomunitários, Educar em Todo Lugar firma um projeto tendo a Escola Municipal como referência de um trabalho em Rede que organiza o conjunto de projetos, ações, serviços, atores, equipamentos e interações capazes de impactar no fortalecimento da cidadania, na maximização das oportunidades sociais e na preservação da vida, com vistas ao exercício de uma Cidade Educadora.
O projeto é intersetorial e envolve várias secretarias da PJF: Educação (SE), Esporte e Lazer (SEL), Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc), Assistência Social (SAS), Especial de Direitos Humanos (SEDH), Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Saúde (SS), Governo (SG), além da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).