NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 21/3/2023 - 11:39

Portal de Notícias PJF | Defesa Civil realiza roda de conversa com servidores sobre o III Encontro Nacional de Desastres | DEFESA CIVIL - 21/3/2023

A Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou, na última semana, uma roda de conversa sobre o III Encontro Nacional de Desastres, ocorrido no início do mês, em Niterói. Devido ao trabalho de destaque realizado no município, a Defesa Civil de Juiz de Fora foi uma das cinco defesas civis do Brasil escolhidas para apresentar, no evento, trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Governo (SG).

A roda de conversa foi conduzida por três servidores da SG, que integram a Defesa Civil e estiveram no evento: Joviano Elias de Souza Assis, Amanda Rodrigues da Silva Oliveira e Wilson Rodrigues Lourinho Netto. O objetivo foi transmitir para o restante da equipe técnica todo conhecimento adquirido durante os quatro dias de encontro. “Foi um momento muito proveitoso, no qual a gente pôde explanar todos os novos estudos que estão sendo realizados com a temática Defesa Civil e mudanças climáticas”, explica a técnica de edificações da Defesa Civil de Juiz de Fora, Amanda Rodrigues. Os servidores também puderam interagir, tirar dúvidas e acompanhar com fotos e imagens panorâmicas (street view) os pontos centrais das visitas técnicas realizadas no III Encontro Nacional de Desastres.

A conferência aconteceu entre 6 e 9 deste mês e dedicou o seu primeiro dia a uma visita técnica a Petrópolis – muito afetada pelas chuvas de fevereiro de 2022. O momento marcou a integração com outras defesas civis e o contato com a população, além de trazer exemplos de mitigação de risco para aplicação em Juiz de Fora.

Durante os outros dias, a Defesa Civil de Juiz de Fora apresentou quatro artigos desenvolvidos na Prefeitura de Juiz de Fora, que visam ampliar a capacidade de resposta a situações de risco. “Nós pudemos conversar com os representantes das defesas civis de Niterói e Maricá, trocamos informações sobre o que está sendo desenvolvido lá para trazermos para Juiz de Fora”, destaca Wilson Rodrigues, engenheiro e supervisor de técnicas de Defesa Civil.

A participação da Defesa Civil de Juiz de Fora no evento nacional reforça o compromisso da atual administração com o desenvolvimento de um município mais resiliente para lidar com desastres e que investe no trabalho preventivo. A ação é fruto do processo de reestruturação do órgão, que passou a integrar a SG nesta gestão.

Os  artigos apresentados foram “Estudo de caso para definição de limiares de cenários de inundação – bacia do córrego Igrejinha”; “Movimento de massa complexo: atuação da Defesa Civil de Juiz de Fora no bairro Grajaú”; “Defesa Civil nas escolas: fortalecendo o ambiente escolar por meio da resiliência aos desastres”; “Estudo de percepção de risco aplicado em área de risco geológico – o caso da Rua José Lourenço”. Para quem quiser consultar, os artigos estão disponíveis nos
Anais do evento no site do III Encontro Nacional de Desastres.

22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV
Asfalto novo: pavimentação chega a mais três ruas da Várzea de Benfica