| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 6/10/2022 - 14:00



Eixo de mapeamento levanta dados das redes de enfrentamento à violência no município



Portal de Notícias PJF | Eixo de mapeamento levanta dados das redes de enfrentamento à violência no município | SS - 6/10/2022

A estruturação de uma rede forte de acolhimento às vítimas de violência no município e a identificação dos equipamentos que a compõem foi a principal pauta abordada no encontro do eixo de mapeamento do projeto “Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes” com a Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc). O projeto faz parte da parceria estabelecida entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 5, no Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania. Os encontros entre o eixo e as secretarias tiveram início no dia 27 de setembro, através de uma reunião realizada com a Secretaria de Assistência Social (SAS). Para as próximas semanas, os integrantes do projeto estão programando reuniões com as Secretarias de Saúde (SS) e Educação (SE) para que seja possível compreender como cada setor pode contribuir para estruturar e integrar a rede de acolhimento às vítimas de violência.

O professor Paulo Fraga apontou em qual etapa o eixo de mapeamento está atuando. "Estamos fazendo a identificação das instituições que integram essa rede e atuam decisivamente no município. Boa parte dos equipamentos que acolhem as vítimas de violência pertencem às secretarias”.

O coordenador do eixo de mapeamento, Wagner Batella, evidencia a importância desses encontros com os diversos setores da PJF. “A ideia dessas reuniões é buscar, com os representantes das secretarias, indicações de serviços, contatos e contribuições de forma geral para formarmos essa rede integrada de acolhimento às vítimas, no município de Juiz de Fora”.

A secretária da Sesuc, Letícia Delgado, defende a relevância dessa parceria entre a PJF e a UFJF para o enfrentamento e prevenção das violências. “É preciso compreender o fenômeno da violência como algo intersetorial e multicausal. Nunca vamos conseguir pensar a violência através de um único olhar. Então, essa intersetorialidade mostra-se essencial ao trabalharmos com a prevenção das violências. Nesse sentido, a secretaria tem o papel de ajudar a criar conexões com os atores dessa rede no âmbito municipal e estadual também”.

Vale ressaltar que são poucos os municípios que possuem uma secretaria especializada em segurança pública e cidadania, como é o caso de Juiz de Fora. Dessa forma, o comandante da guarda municipal, Leandro Lisboa Barros, enxerga a formação de uma rede de prevenção como uma grande oportunidade de vencer desafios: “Essa é uma forma de trabalharmos a temática da segurança pública a partir de discussões acadêmicas e com um direcionamento mais claro. A orientação do nosso trabalho por meio de indicadores e de políticas públicas resultará em ações mais assertivas. Com certeza essa parceria vai agregar muito”.

Também esteve presente no encontro a professora do Departamento de Geografia da UFJF, Clarice Cassab.



O Eixo de Mapeamento do projeto Cultura de Paz

O eixo de mapeamento, dentro do projeto, é uma parte que estrutura a rede de atenção à questão da violência. Ele se divide em etapas. A primeira busca reconhecer quais são as instituições que fazem parte da rede de acolhimento às vítimas de violência no município. Normalmente, estão entre as unidades de atendimento: delegacias, hospitais, Centros de assistência social e até mesmo escolas. Em seguida, os integrantes do eixo fazem um levantamento qualitativo acerca de como elas funcionam, para identificar as limitações e potenciais de cada uma.

Na segunda etapa é feita uma análise espacial, onde o foco é fazer um levantamento de onde esses equipamentos estão localizados e quais relações apresentam com os territórios onde se situam, como, por exemplo, características de renda, populacional e sociais do público que atendem.



Cultura de Paz e Prevenção das Violências: Tecendo Redes

O Projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e busca contribuir para o desenvolvimento do Plano Municipal de Fortalecimento da Vigilância das Causas Externas da PJF. A iniciativa tem duração de seis meses e vai contar, ainda, com fóruns e campanhas que pretendem alcançar as comunidades e sensibilizá-las para o debate sobre o tema e para a busca de soluções para as diferentes demandas.

 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"




 IMPRIMIR 
23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024
23/4/2024 - JF PREV
Diretor-Presidente da JFPrev realiza palestra no Instituto Municipal de Previdência dos Servidores Públicos de Itaúna 
23/4/2024 - SO
Prefeitura inicia processo de urbanização em Igrejinha
23/4/2024 - FUNALFA
7º Festival de Dança da Praça CEU reúne mais de 250 bailarinos nesta sexta, 26
23/4/2024 - EMCASA
Emcasa divulga resultado final do concurso público
23/4/2024 - SE
E. M. Prefeito Dilermando Cruz Filho promove ações de enfrentamento a bullying e violência no ambiente escolar
23/4/2024 - SE
Contação de histórias e viagens literárias encantam estudantes da E. M. Marlene Barros
23/4/2024 - SEDIC
​"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para guia turístico e outras oportunidades
23/4/2024 - FUNALFA
Edital seleciona grupos e artistas para o "Arraiá Mais que Teatral" no Museu Ferroviário
23/4/2024 - SAS
Cras leva atendimento à comunidade de Vila da Prata
23/4/2024 - SEDIC
Mutirão com mais de 500 vagas de emprego acontece nesta quarta, 24
23/4/2024 - PREFEITA
Prefeitura dá início aos trabalhos de integração urbana da via 440 ao município
22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV
Asfalto novo: pavimentação chega a mais três ruas da Várzea de Benfica
22/4/2024 - SAS
“Creas na Comunidade” atende população de Grama e Região
22/4/2024 - SEL
​Jotaefe Basquete estreia no Ginásio Municipal com vitória pela Copa Serrana de Basquete 2024
22/4/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: sete jogos fecham a 4ª rodada
22/4/2024 - SETUR
Reunião abre debate para primeira revisão do Plano Municipal de Turismo 
22/4/2024 - FUNALFA
Programa Educativo Iphan+80: Juiz de Fora ganhará mural inspirado na cultura da cidade
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2