|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 22/9/2022 - 10:57



Centro de Vigilância em Saúde realiza Multivacinação e aplica imunizantes contra a Covid-19, Influenza e Poliomielite neste sábado, 24



Portal de Notícias PJF | Centro de Vigilância em Saúde realiza Multivacinação e aplica imunizantes contra a Covid-19, Influenza e Poliomielite neste sábado, 24 | SS - 22/9/2022

No próximo sábado, 24, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza vacinação no Centro de Vigilância em Saúde, localizado na Av. Dos Andradas, 523, no Centro, de 8h às 13h. Além das vacinas contra a Covid-19 e Influenza para todos os públicos disponíveis, incluindo as crianças de 3 e 4 anos, a quarta dose para as pessoas de 18 anos ou mais e a quinta dose para os imunossuprimidos de 18 anos ou mais, também serão aplicados os imunizantes de rotina e contra a poliomielite, no contexto da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação para atualização vacinal de crianças e adolescentes.
 

A vacina contra a Influenza é voltada para toda a população a partir de seis meses de idade. As doses para estes públicos podem ser tomadas simultaneamente com a vacina contra a Covid. A SS destaca a importância do recebimento da vacina de reforço e pede para que todos aqueles que receberam a 2ª dose há pelo menos quatro meses procurem um posto de vacinação para aumentar sua proteção contra o vírus.
 

Os pais e responsáveis devem levar o cartão vacinal da criança. As crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias de idade recebem a vacina pólio oral, a gotinha. Ao mesmo tempo, com o intuito de atualizar o cartão vacinal das crianças e dos adolescentes até 14 anos, 11 meses e 29 dias, será realizada multivacinação com a aplicação de diversos imunizantes. Reforçamos que todas as vacinas de rotina podem ser recebidas conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e Influenza sem qualquer tipo de problema.
 

As segundas doses dos imunizantes AstraZeneca, Coronavac, Janssen e Pfizer, além das vacinas de reforço, são disponibilizadas de forma contínua. A 2ª dose da Janssen é destinada a todas as pessoas que receberam a primeira dose desse imunizante há dois meses ou data anterior.  Já o intervalo entre 1ª e 2ª aplicação da AstraZeneca é de oito semanas; da Coronavac é de 28 dias; e da Pfizer, de 21 dias. O intervalo da 2ª dose para a aplicação da vacina de reforço é de quatro meses.
 

A pasta explica que as doses de reforço, ou terceiras doses, para o público geral são apenas para os maiores de 12 anos. Não há recomendação de reforço para as crianças, com idades entre 3 e 11 anos, que recebem apenas as duas doses contra o coronavírus. A dose de reforço só é aplicada para estas pessoas caso elas sejam imunossuprimidas.
 

Até o momento, a quarta dose não está liberada para a população geral, sendo recomendada apenas para pessoas com imunossupressão e pessoas com 18 anos ou mais de idade. Imunossuprimidos com 18 anos ou mais também recebem uma quinta dose.
 

Pessoas na faixa etária entre 18 e 39 anos, que receberam a dose única e o reforço do imunizante Janssen, poderão tomar o segundo reforço quatro meses após o primeiro com qualquer outro imunizante. Já para pessoas com 18 anos ou mais de idade ou imunossuprimidos, o terceiro reforço do imunizante, com qualquer outro imunizante, deve ser aplicado quatro meses após o segundo reforço. Imunossuprimidos de 18 anos ou mais também recebem uma quinta dose.
 

Documentação
 

Aqueles que forem receber a primeira dose da vacina devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Crianças que não tiverem o documento de identidade, podem apresentar a certidão de nascimento. A PJF pede que seja levado uma cópia do comprovante de residência no nome dos pais ou responsável com endereço em Juiz de Fora. As crianças com comorbidades ou imunossuprimidas, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.
 

As pessoas que vão receber a D2 ou a dose de reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos/pessoas com comorbidade, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição. Este público pode buscar pela dose de reforço a partir de 28 dias do recebimento da 2ª dose. Não é necessária a apresentação de comprovante de residência.
 

Para se imunizar, o profissional de saúde deve levar declaração e/ou comprovante (contracheque, carteira de trabalho) de vínculo profissional.
 

Reforçamos o pedido para todos que serão vacinados levarem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.
 

Segundas doses (adultos)
 

AstraZeneca - A aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Portanto, recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 24 de setembro ou data anterior.
 

Coronavac - A aplicação da segunda dose do imunizante Coronavac segue a data descrita no cartão de vacina. Recebem a D2 todos aqueles com retorno agendado para o dia 24 de setembro ou data anterior.
 

Janssen - As segundas doses do imunizante Janssen são destinadas às pessoas que receberam a primeira dose desta vacina no dia 25 de julho, ou seja, dois meses após a vacina de dose única.
 

Pfizer - Quem recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 4 de setembro ou antes pode procurar o posto de imunização para receber a segunda.
 

Doses de reforço (adultos)
 

As doses de reforço, ou terceira dose, são destinadas às pessoas a partir de 12 anos que receberam a segunda dose há quatro meses ou mais. Os intervalos entre as doses de reforço são de quatro meses. Recebem também o segundo reforço, ou quarta dose, pessoas com 18 anos ou mais e imunossuprimidos, com 12 anos ou mais. O terceiro reforço, ou quinta dose, é voltado para pessoas de 18 anos ou mais com imunossupressão.
 

Para as crianças
 

Pedimos aos pais e responsáveis que levem, impressa e preenchida, a Ficha de Vacinação das crianças, cujo modelo está disponível aqui, isso facilita no momento da triagem e agiliza o processo de vacinação.
 

Vacinas contra a Influenza
 

As vacinas contra a Influenza são voltadas para toda população acima dos seis meses de idade. A vacina contra a Influenza pode ser recebida conjuntamente com os imunizantes contra a Covid-19 e outras vacinas sem qualquer tipo de problema.  Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG).
 

Para se imunizar, é necessário levar documento de identificação original com foto. Para a imunização das crianças, é necessária, além da presença de um responsável, a apresentação de um documento original, juntamente com o cartão de vacina.
 

Poliomielite e Multivacinação
 

Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas.
 

Antes de completar um ano de vida, são necessárias três doses da vacina contra a poliomielite, aos dois, quatro e seis meses, com a vacina da poliomielite inativada (VIP). Com 15 meses, a criança recebe o primeiro reforço com a pólio oral e, aos quatro anos, o segundo reforço (VOP- gotinha).
 

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso de Poliomielite foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.
 

A meta é manter o país livre da poliomielite e empreender esforços para a erradicação da doença, além de atualizar a situação vacinal, proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não vacinados. Para isso, o objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina poliomielite na faixa etária de um a menores de 5 anos de idade, além de reduzir o número de não vacinados de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade e melhorar as coberturas vacinais.
 

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"



 IMPRIMIR 
28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
28/9/2022 - SEL
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21
28/9/2022 - SEL
PJF promove Festival Esportivo das Escolas Rurais nesta quinta, 29
28/9/2022 - SAS
Eleição para Conselheiros de Assistência Social ocorre nesta quinta, 29
28/9/2022 - SEL
Parque Municipal lança QR Code com cartilha informativa sobre o local
28/9/2022 - CGM
Controladoria realiza prestação de contas em audiência pública na Câmara
28/9/2022 - FUNALFA
Curta “Kbela” encerra mostra de filmes do bicentenário da independência na sexta, 30
28/9/2022 - SESUC
Juiz de Fora participa de Seminário de Corregedoria de Guardas Municipais em Contagem
28/9/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 29
28/9/2022 - FUNALFA
29 projetos foram aprovados para a segunda fase de avaliação no Edital “Quilombagens”
28/9/2022 - SEAPA
Regularização das feiras - Prazo para entrega de documentação dos feirantes é estendido até dia 7 de outubro
28/9/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para atendente e outras oportunidades
28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza roda de conversa sobre período chuvoso no bairro Linhares
28/9/2022 - PREFEITA
Prefeita inaugura rede elétrica no Vale dos Guedes
28/9/2022 - CESAMA
Serviços da Cesama podem afetar abastecimento nas regiões sul e sudeste nesta quinta, 29
28/9/2022 - SESUC
Campanha de arrecadação de caixas para produção de brinquedos é prorrogada até o fim de outubro
28/9/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 192 intervenções nesta quarta, 28
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2