NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 22/9/2022 - 10:07

Após fortes chuvas desta quarta-feira, 21, Defesa Civil registra 11 ocorrências

Portal de Notícias PJF | Após fortes chuvas desta quarta-feira, 21, Defesa Civil registra 11 ocorrências | PREFEITURA - 22/9/2022

*Matéria em atualização

Após a forte chuva que atingiu a cidade na tarde desta quarta-feira, 21, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) atuou rapidamente para reduzir os danos deste que foi 2º maior vendaval desde 2016, com ventos de até 93,2 quilômetros por hora.

Assista ao vídeo

Equipes da PJF estiveram atendendo em diversos pontos da cidade. Durante a noite, todas as equipes responsáveis pelas podas de árvore estiveram trabalhando com operadores de motopoda e motosserra. Ao todo, mais de cem trabalhadores foram acionados para as mais de 50 árvores atendidas em 14 locais da cidade. Todas as regiões receberam equipes em mais de 16 horas de trabalhos ininterruptos.

As equipes de trânsito da Prefeitura também estiveram em diversos pontos da cidade. No Centro, os agentes conduziram o trânsito em seis dos principais cruzamentos devido ao não funcionamento dos semáforos. Houve apoio na Avenida Itamar Franco, próximo ao portão sul da UFJF; na Rua Cesário Alvim; na Avenida Rio Branco; no Mariano Procópio; na Rua José Lourenço; Rua José Callil Ahouage e em diversos outros pontos da cidade.

A Defesa Civil registrou 11 ocorrências em função do vendaval desta quarta-feira, 21. Nenhuma das ocorrências, no entanto, foi classificada como sendo de gravidade. A região com maior número de ocorrências foi a sudeste, com quatro. As equipes da Defesa Civil seguem nas ruas para realizarem os atendimentos. Em caso de emergência, acionar no 199.

Além disso, foram registradas mais de 20 ocorrências relacionadas ao trânsito por conta das chuvas. Na manhã desta quinta-feira, cerca de 160 cruzamentos já estavam semaforizados. Na quarta-feira, em 49 cruzamentos houve problemas com falta de energia, queima de equipamento ou queda. As ações dos agentes de trânsito e das equipes responsáveis garantiram a agilidade na manutenção e reparo destes semáforos.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) também esteve atuando em diversos pontos da cidade, com a limpeza, principalmente, das árvores que caíram nas vias. Foram retiradas 5,4 toneladas de lixo no período da noite e madrugada em decorrência das chuvas. No Parque Halfeld, as equipes estiveram no local na noite desta quarta-feira e na manhã desta quinta-feira para realizar a limpeza. Na Avenida Brasil também houve ação das equipes, bem como na Avenida Rio Branco.

A Guarda Municipal esteve empenhada, também, em 13 pontos da cidade para auxiliar na condução do trânsito, principalmente nas vias em que os semáforos estavam apagados. Além disso, foram deslocadas equipes para auxiliar e orientar no trânsito por conta da queda de postes e/ou árvores.

Ações pela cidade

Na Avenida Rio Branco, houve a queda de estrutura do ponto de ônibus em cima de um carro na altura do Paço Municipal. Tanto o motorista do veículo quanto quem estava no ponto sofreram apenas leves ferimentos. Agentes de trânsito da PJF estiveram no local para desviar o trânsito em conjunto com o Corpo de Bombeiros. A empresa responsável pela manutenção da estrutura do abrigo do ponto foi notificada e realiza a manutenção da estrutura ainda nesta quinta-feira. Estão sendo colocados gradis provisórios até que a nova estrutura seja instalada.

Houve queda de árvore de grande porte Rua da Bahia, bloqueando a via. Agentes da PJF estão no local desde a noite de quarta-feira. O local está bloqueado para acesso, com desvio sendo realizado da Rua Espírito Santo para a Rua Ozório de Almeida.

Na Avenida dos Andradas, árvores caíram nos carros estacionados na altura da esquina com a Rua Paula Lima. Um caminhão da Prefeitura esteve no local para a retirada da árvore, ação que foi concluída ainda na noite desta quarta-feira. Na entrada do bairro Furtado de Menezes, uma grande árvore também caiu, bloqueando o trânsito. Equipes da PJF estiveram no local para a remoção da árvore e limpeza do local.

A Rua José Lourenço Kelmer, na altura do Centro Comercial São Pedro, foi interditada para a remoção de árvore na via pela Prefeitura, após ação da Cemig devido à queda em cima dos fios de energia. Agentes de trânsito estiveram no local para orientar e controlar os veículos.

Uma árvore bloqueou a Travessa Nelson Silva, no bairro Costa Carvalho, e causou danos em um carro que estava estacionado. As equipes foram acionadas e realizaram a retirada do galho que estava no local.

Na Rua Cesário Alvim, equipes atuam para a reparação das calçadas e realizam vistoria para realizar o asfaltamento da via. Na esquina com a Avenida Sete de Setembro, equipes realizam a limpeza em decorrência das árvores caídas.

Na entrada do bairro Furtado de Menezes, o trânsito já está liberado. Na Rua Vicente Beghelli, o trânsito também já está livre para circulação dos veículos. Enquanto isso, na Praça do São Mateus, equipes da Demlurb realizam a limpeza. A Guarda Municipal isolou o monumento do local, que terá reparos feitos pela Cesama.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL