|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SRH
JUIZ DE FORA - 10/8/2022 - 14:30



Experiências e leveza marcam abertura do Programa de Preparação para Aposentadoria em 2022



Portal de Notícias PJF | Experiências e leveza marcam abertura do Programa de Preparação para Aposentadoria em 2022 | SRH - 10/8/2022

“Existe vida depois da aposentadoria. Podemos aprender outras coisas e estabelecer metas. Podemos ter sonhos”. Foi assim que o agora aposentado da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ronaldo Fortunato, contou sobre a sua nova rotina após o fim do ciclo como servidor da antiga Secretaria de Atividades Urbanas, durante a apresentação do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP) para o ano de 2022. 

O encontro de sensibilização foi realizado na tarde desta terça-feira, 9, no auditório do Museu Ferroviário, e reuniu os interessados em participar da edição deste ano do PPAP. Cerca de 30 servidores que estão para aposentar ou se aposentaram recentemente participaram da apresentação do programa, que é coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) e conta com parceria da Juiz de Fora Previdência (JFPrev). 

O secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, destacou que o PPAP é um “trabalho da maior importância, pois é a preparação para uma fase diferente da vida. No programa, cada um pode compartilhar esse momento com outros que passam pelas ansiedades, dúvidas, buscando significados dessa nova fase para que haja uma passagem da forma mais adequada possível”. Para a diretora presidenta da JFPrev, Maria Conceição Costa, aposentada da PJF, “esse é um momento de reflexão, porque gera uma ansiedade, sobre como lidar com nossos pares, família. O PPAP é de extrema relevância”. 

Convidado para compartilhar a experiência, o engenheiro da Secretaria de Obras, Marcos Amado, que participou do PPAP em 2018, declamou no encontro dessa terça o poema improvisado escrito por ele próprio no último encontro do PPAP no ano em que participou. “É um curso espetacular. Pudemos tirar um tempo para autoconhecimento e interação com os colegas que no dia a dia não conseguimos ter”, contou. 

A agora aposentada Ana Lúcia Moreira também contou a experiência e a possibilidade de “direcionar e pensar no nosso tempo” durante o PPAP. “Eu não realizava atividade física na época de ativa. Hoje consigo fazer isso e muito mais. Ingressei nas aulas de piano no conservatório de música, tenho investido no empreendedorismo e atuei como voluntária na vacinação durante a pandemia de Covid-19”, compartilhou com alegria a ex-funcionária da Secretaria de Saúde. Depois de 27 anos de Magistério, a agora aposentada Cristina Campos, também contou a experiência de 2018 com gratidão. “Achei a coisa mais carinhosa. Foi uma valorização muito grande”, ressaltou. 

Serão oito encontros quinzenais a partir da próxima terça-feira, 16, coordenados pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Subsecretaria de Pessoas da SRH. Fornecer informação, estimular, incentivar mudanças, refletir, desenvolver novas competências e habilidades e descobrir. Esses são os alvos do PPAP. “O programa é saúde, é uma abordagem nessa nova etapa da vida, com sonhos, outros projetos. É isso que queremos compartilhar”, explica a supervisora de Acompanhamento Psicossocial do Servidor, Rita Brilhante. O PPAP é dividido em eixos e se dará por meio de palestras, dinâmicas, passeios e apresentações de vídeos durante os encontros. Os encontros trarão temáticas como a cultura previdenciária, empreendedorismo, saúde, envelhecimento e qualidade de vida, atividade física, entre outros. 



Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF




 IMPRIMIR 
28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
28/9/2022 - SEL
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21
28/9/2022 - SEL
PJF promove Festival Esportivo das Escolas Rurais nesta quinta, 29
28/9/2022 - SAS
Eleição para Conselheiros de Assistência Social ocorre nesta quinta, 29
28/9/2022 - SEL
Parque Municipal lança QR Code com cartilha informativa sobre o local
28/9/2022 - CGM
Controladoria realiza prestação de contas em audiência pública na Câmara
28/9/2022 - FUNALFA
Curta “Kbela” encerra mostra de filmes do bicentenário da independência na sexta, 30
28/9/2022 - SESUC
Juiz de Fora participa de Seminário de Corregedoria de Guardas Municipais em Contagem
28/9/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 29
28/9/2022 - FUNALFA
29 projetos foram aprovados para a segunda fase de avaliação no Edital “Quilombagens”
28/9/2022 - SEAPA
Regularização das feiras - Prazo para entrega de documentação dos feirantes é estendido até dia 7 de outubro
28/9/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para atendente e outras oportunidades
28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil realiza roda de conversa sobre período chuvoso no bairro Linhares
28/9/2022 - PREFEITA
Prefeita inaugura rede elétrica no Vale dos Guedes
28/9/2022 - CESAMA
Serviços da Cesama podem afetar abastecimento nas regiões sul e sudeste nesta quinta, 29
28/9/2022 - SESUC
Campanha de arrecadação de caixas para produção de brinquedos é prorrogada até o fim de outubro
28/9/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 192 intervenções nesta quarta, 28
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2