| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SRH
JUIZ DE FORA - 10/8/2022 - 14:30



Experiências e leveza marcam abertura do Programa de Preparação para Aposentadoria em 2022



Portal de Notícias PJF | Experiências e leveza marcam abertura do Programa de Preparação para Aposentadoria em 2022 | SRH - 10/8/2022

“Existe vida depois da aposentadoria. Podemos aprender outras coisas e estabelecer metas. Podemos ter sonhos”. Foi assim que o agora aposentado da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), Ronaldo Fortunato, contou sobre a sua nova rotina após o fim do ciclo como servidor da antiga Secretaria de Atividades Urbanas, durante a apresentação do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPAP) para o ano de 2022. 

O encontro de sensibilização foi realizado na tarde desta terça-feira, 9, no auditório do Museu Ferroviário, e reuniu os interessados em participar da edição deste ano do PPAP. Cerca de 30 servidores que estão para aposentar ou se aposentaram recentemente participaram da apresentação do programa, que é coordenado pela Secretaria de Recursos Humanos (SRH) e conta com parceria da Juiz de Fora Previdência (JFPrev). 

O secretário de Recursos Humanos, Rogério de Freitas, destacou que o PPAP é um “trabalho da maior importância, pois é a preparação para uma fase diferente da vida. No programa, cada um pode compartilhar esse momento com outros que passam pelas ansiedades, dúvidas, buscando significados dessa nova fase para que haja uma passagem da forma mais adequada possível”. Para a diretora presidenta da JFPrev, Maria Conceição Costa, aposentada da PJF, “esse é um momento de reflexão, porque gera uma ansiedade, sobre como lidar com nossos pares, família. O PPAP é de extrema relevância”. 

Convidado para compartilhar a experiência, o engenheiro da Secretaria de Obras, Marcos Amado, que participou do PPAP em 2018, declamou no encontro dessa terça o poema improvisado escrito por ele próprio no último encontro do PPAP no ano em que participou. “É um curso espetacular. Pudemos tirar um tempo para autoconhecimento e interação com os colegas que no dia a dia não conseguimos ter”, contou. 

A agora aposentada Ana Lúcia Moreira também contou a experiência e a possibilidade de “direcionar e pensar no nosso tempo” durante o PPAP. “Eu não realizava atividade física na época de ativa. Hoje consigo fazer isso e muito mais. Ingressei nas aulas de piano no conservatório de música, tenho investido no empreendedorismo e atuei como voluntária na vacinação durante a pandemia de Covid-19”, compartilhou com alegria a ex-funcionária da Secretaria de Saúde. Depois de 27 anos de Magistério, a agora aposentada Cristina Campos, também contou a experiência de 2018 com gratidão. “Achei a coisa mais carinhosa. Foi uma valorização muito grande”, ressaltou. 

Serão oito encontros quinzenais a partir da próxima terça-feira, 16, coordenados pela equipe de psicólogas e assistentes sociais do departamento de Ambiência Organizacional (Damor) da Subsecretaria de Pessoas da SRH. Fornecer informação, estimular, incentivar mudanças, refletir, desenvolver novas competências e habilidades e descobrir. Esses são os alvos do PPAP. “O programa é saúde, é uma abordagem nessa nova etapa da vida, com sonhos, outros projetos. É isso que queremos compartilhar”, explica a supervisora de Acompanhamento Psicossocial do Servidor, Rita Brilhante. O PPAP é dividido em eixos e se dará por meio de palestras, dinâmicas, passeios e apresentações de vídeos durante os encontros. Os encontros trarão temáticas como a cultura previdenciária, empreendedorismo, saúde, envelhecimento e qualidade de vida, atividade física, entre outros. 



Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF




 IMPRIMIR 
27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa
27/3/2024 - SMU
SMU anuncia os ajustes nas linhas de ônibus do mês de abril
27/3/2024 - SEL
Copa Prefeitura de Futsal 2024: Jogos da segunda rodada acontecem na próxima semana
27/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
27/3/2024 - SMU
Interdições no trânsito – Procissões prosseguem até Domingo de Páscoa
27/3/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
27/3/2024 - SESUC
PJF destaca trabalhos feitos pela segurança e cidadania no município
27/3/2024 - SG
Coleta Seletiva na Praça não será realizada nesta quinta, excepcionalmente
27/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" tem vagas abertas para frentista e outras oportunidades
27/3/2024 - PREFEITA
Prefeita assina ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no São Bernardo
27/3/2024 - SE
SE promove o “I Encontro dos Coordenadores da Rede Particular”
27/3/2024 - FUNALFA
Prefeitura oferece visitas guiadas à Biblioteca Municipal Murilo Mendes
27/3/2024 - SESUC
Mulheres na Segurança Pública é tema de conversa com acadêmicos
27/3/2024 - SEL
JF Vôlei busca vitória fora de casa para empatar a série nos playoffs da Superliga B
27/3/2024 - PREFEITURA
Veja como fica o funcionamento da PJF durante o feriado da Semana Santa
27/3/2024 - SESUC
Mulheres do projeto JF Esporte e Cidadania núcleo Guarda Municipal participam de palestra sobre empreendedorismo
26/3/2024 - SEDH
Marcha da Democracia chega a Juiz de Fora na segunda-feira, 1º de abril
26/3/2024 - PREFEITA
Café com líderes comunitárias celebra o mês das mulheres
26/3/2024 - DEMLURB
Atividade de ginástica laboral é ampliada para todos os setores do Demlurb
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2