| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SETUR
JUIZ DE FORA - 10/8/2022 - 13:32



Prefeita sanciona lei que incentiva o turismo em JF e estimula a regionalização



Portal de Notícias PJF | Prefeita sanciona lei que incentiva o turismo em JF e estimula a regionalização | SETUR - 10/8/2022

A prefeita Margarida Salomão sancionou a Lei que institui a Política Municipal de Turismo, aprovada pela Câmara de Vereadores. Um dos grandes avanços da lei é estar vinculada ao Plano Municipal de Turismo, que tem vigência de 12 anos e suas metas terão de ser revistas a cada quatro anos, tornando-o sempre atual. 

Caberá ao Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e às estruturas públicas e privadas envolvidas na atividade turística do município produzirem um novo plano, também com vigência de 12 anos, que retrate a realidade e os anseios da sociedade nas questões relativas ao desenvolvimento das atividades relacionadas ao setor. A nova lei define as atribuições do município no planejamento, no desenvolvimento e no fomento ao setor turístico e disciplina a prestação de serviços. Caberá à Secretaria Municipal de Turismo (Setur) coordenar a Política Municipal de Turismo. 

O suporte orçamentário e financeiro ao setor turístico será viabilizado por meio de mecanismos operacionais de encaminhamento de recursos, tais como a Lei Orçamentária Anual (LOA), por meio dos recursos consignados nos diversos programas de trabalho do setor turístico; dotações orçamentárias consignadas no Fundo Municipal de Turismo; destinação do equivalente a 2% (dois por cento) da receita de ISS gerado a partir das atividades relacionadas à Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAEs), afetas às Atividades Características do Turismo (ACTs);  destinação do equivalente a 100% das receitas oriundas dos repasses do ICMS Turístico ao Fundo Municipal de Turismo, conforme Lei nº 18.030, de 12 de janeiro de 2009, regulamentada através do Decreto do Estado de Minas Gerais nº 48.108, de 29 de dezembro de 2020 e destinações de terceiros ao Fundo Municipal de Turismo. 

O Município promoverá a descentralização com o objetivo de favorecer o desenvolvimento sustentável, participativo e integrado do turismo. O fortalecimento da atuação regional, premissa da atual administração, fica garantido com a nova legislação. A regionalização do turismo, prevista na lei, tem como objetivo orientar os órgãos e as entidades integrantes da Zona da Mata e Vertentes, do setor turístico e da sociedade civil organizada para uma gestão territorial como referência para a interiorização do desenvolvimento turístico. 

Além disso é objetivo da legislação potencializar a estruturação, organização e promoção da oferta turística, considerada sua dimensão e diversidade regional, com o intuito de favorecer a integração entre diversos municípios e a valorização de seus territórios; favorecer a identificação, organização e articulação da cadeia produtiva do setor turístico para uma atuação harmônica e um posicionamento junto ao mercado, consistente com as características da oferta regional, no curto, médio e longo prazo. A regionalização preconiza a convergência e articulação entre as esferas de gestão pública, os agentes econômicos, a cadeia produtiva do turismo, as instituições de ensino e as organizações da sociedade civil, cabendo a Setur planejar, fomentar e incentivar a regionalização do turismo na região, assegurada a participação do Comtur, respeitando o Plano Municipal de Turismo e ainda promover a regionalização do turismo.

A nova legislação instituiu o Observatório do Turismo de Juiz de Fora, instância de pesquisa que tem como objetivo o monitoramento em rede da atividade turística no município e região, o incentivo à inovação, à inteligência de mercado e o fomento à pesquisa acadêmica em turismo. Poderão participar do Observatório do Turismo de Juiz de Fora os órgãos públicos, privados e instituições da sociedade civil que colaboram com o desenvolvimento da atividade turística, a partir de realização periódica de estudos e pesquisas relacionados ao turismo no município e região. As diretrizes para o funcionamento do Observatório do Turismo de Juiz de Fora serão estabelecidas em decreto. 

O secretário de Turismo Marcelo do Carmo comemorou a sanção da lei que institui a Política Municipal de Turismo. “Esse é um passo muito importante na profissionalização da atividade turística em Juiz de Fora. A lei regulariza a atividade turística e, ao mesmo tempo, é um ponto muito importante para que se coloque em prática o Plano Municipal de Turismo que foi aprovado anteriormente pelo Legislativo. Hoje, a Prefeitura dá um grande passo em prol do desenvolvimento e da profissionalização da atividade turística em Juiz de Fora”, destacou o  secretário. 



Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"




 IMPRIMIR 
18/3/2024 - SEDH
86 casais se inscrevem no primeiro dia para o “Bem Casado”
18/3/2024 - SAS
Acompanhamento familiar é discutido com representantes do 11 Cras
18/3/2024 - PREFEITA
Em três meses, Pronto Atendimento Nordeste realiza mais de 10 mil atendimentos
18/3/2024 - SRH
Inscrições para processo seletivo público de Agente Comunitário de Saúde terminam nesta terça, 19
18/3/2024 - SRH
Recursos Humanos inicia programa Desenvolve Servidor com equipe do Creas Centro 2
18/3/2024 - SE
Estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) vão ao Museu de Arte do Rio
18/3/2024 - FUNALFA
Edital Murilão: Renan Ribeiro lança livro de crônicas na Praça CEU
18/3/2024 - PROCON
Procon fiscaliza farmácias e lojas de cosméticos no Centro
18/3/2024 - SESMAUR
Prefeitura realiza Semana da Água entre os dia 20 e 24 de março
18/3/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF inicia a semana com vagas abertas para promotor técnico e outras oportunidades
18/3/2024 - CESAMA
Cesama investe em curso para atuação mais precisa e humanizada na negociação e recuperação de clientes e dívidas
18/3/2024 - SEL
JF Vôlei vence fora de casa e se classifica para os playoffs da Superliga B
18/3/2024 - SEAPA
PJF convoca participantes de editais de ocupação do Mercado Municipal para realização de diligências
15/3/2024 - SMU
Corredor Zona Norte - PJF cria nova linha de ônibus 777 (Zona Norte - Centro)
15/3/2024 - PROCON
Procon realiza workshop sobre Direito do Consumidor em Bares, Restaurantes e Casas Noturnas
15/3/2024 - DEFESA CIVIL
PJF abre inscrição para instituições de ensino participarem do programa “Defesa Civil nas Escolas”
15/3/2024 - SE
Crianças da E. M. Maria Catarina Barbosa fazem passeata contra a dengue
15/3/2024 - SE
Estudantes do 9º ano da E. M. Cosette de Alencar fazem excursão ao Planetário da UFJF
15/3/2024 - SF
PJF prorroga pagamento da 1ª parcela do carnê do IPTU até dia 1º de abril
15/3/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate à Endemias pelo município
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2