NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 9/8/2022 - 17:20

Portal de Notícias PJF | Convênio entre PJF e UFMG visa fortalecer o trabalho realizado com a Educação Infantil do município | SE - 9/8/2022

Foi publicado nesta terça-feira, 9, no Atos do Governo, um novo convênio para a realização do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil, entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que conta também com parceria da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A iniciativa se estrutura em um curso de formação continuada de 120h, na modalidade híbrida, com previsão de início das turmas em fevereiro de 2023. O curso Leitura e Escrita na Educação Infantil terá como coordenadora geral a professora Mônica Correia Baptista, da Faculdade de Educação da UFMG, e como coordenadora adjunta a professora Hilda Micarello, da Faculdade de Educação da UFJF. A formação envolverá todas as escolas municipais e creches parceiras, sendo destinada a professoras, coordenadoras pedagógicas e técnicas da Secretaria de Educação (SE) da PJF.

A política de formação proposta está fundamentada nos princípios das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, na proposta curricular da rede municipal e na proposta pedagógica LêMundo. Visa ainda, oportunizar o fortalecimento do trabalho pedagógico nas escolas municipais e creches parceiras, considerando as especificidades e complexidade do trabalho pedagógico na Educação Infantil.

Com o investimento de R$603.137,37 e vigência de 20 meses a formação terá sua programação definida junto a UFMG, UFJF e SE, sendo que a partir desta quarta-feira, 10, até 3 de setembro, ocorre o processo de seleção de bolsistas que vão atuar no curso. O edital pode ser acessado no link.

“Dentre inúmeras ações que a Secretaria de Educação de Juiz de Fora (SE) vem desenvolvendo no campo da formação de professores e implementação do currículo da rede municipal, destacamos o projeto de formação voltado para Educação Infantil e o primeiro ano do Ensino Fundamental, de discussão das práticas de leitura e escrita, enfatizando a importância que bebês e crianças merecem em relação ao seu processo de constituição como sujeitos de linguagem. A Educação Infantil, em articulação com o Ensino Fundamental, tem um papel fundamental no trabalho com a leitura e a escrita, que deve ser pautado em uma concepção de linguagem como prática de interação social”, explica a secretária de Educação Nádia Ribas.

Em um evento realizado nesta terça-feira, a prefeita Margarida Salomão lembrou a importância de diversas parcerias que a PJF têm como esta com universidades federais: “É uma enorme alegria que nós estejamos praticando essas ações. Uma quantidade enorme de ações de cooperação que nós temos com o HU, com a Faculdade de Engenharia, com o Critt . Nós temos na verdade tantas áreas de interface que não tenho dúvida que vão contribuir de forma significativa para a nossa cidade”.

28/9/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta Plano de Contingência para o próximo período chuvoso
Polybat é a terceira modalidade da 14ª Semana do Desafio Paralímpico
28/9/2022 - FUNALFA
Vila Olavo Costa recebe a segunda edição do projeto “Entra na roda com a gente!”
28/9/2022 - SEL
Em dois dias Parque Municipal faz cadastro de 206 pessoas para uso do Complexo Aquático
28/9/2022 - EMPAV
PJF segue com atendimento em locais afetados pela chuva de quarta-feira, 21