|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 5/8/2022 - 17:16



Parceria da Prefeitura com sistema prisional leva acauteladas à Casa da Mulher



Portal de Notícias PJF | Parceria da Prefeitura com sistema prisional leva acauteladas à Casa da Mulher | SESUC - 5/8/2022

Na tarde desta quinta-feira, 4, um grupo de mulheres acauteladas da Penitenciária I - José Edson Cavalieri (PJEC), visitou a Casa da Mulher, no bairro Vitorino Braga. Elas conheceram o equipamento garantidor de direitos, assistência, prevenção e combate à violência contra as mulheres em Juiz de Fora. Na sequência, participaram de roda de conversa. A atividade é fruto da parceria que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) vem desenvolvendo junto a pessoas, temporariamente, privadas de liberdade em instituições prisionais com vistas à ressocialização. A atividade também se insere dentro dos objetivos do Agosto Lilás, campanha que alerta e conscientiza sobre a violência contra a mulher.
 

Durante a conversa, as participantes relataram a vivência na prestação de serviço extramuros. Todas estão vinculadas aos convênios firmados entre a PJF e a penitenciária. Elas trabalham oito horas diárias com preparo e cultivo de mudas e recuperação de jardins. A cada três dias de trabalho, um é reduzido da pena.
 

Para Tatiane, 33, anos ter aceitado trabalhar está fazendo toda a diferença. “Eu rejeitei serviço várias vezes. Eu nem gosto de flor, mas depois que eu fui pra esse trabalho, muita coisa mudou. Eu mudei. Eu apareci em matérias de TV e as pessoas da minha cidade, Abre Campo, passaram a me tratar de forma diferente, passaram a acreditar em mim, viram o que estou fazendo aqui e já tenho pelo menos três ofertas de emprego pra quando eu sair no próximo ano”, afirma confiante de sua transformação. 
 

Virada de página é o que também pretende fazer Eny, 47, que retorna à liberdade em setembro deste ano. “Tudo que eu quero é uma oportunidade de trabalhar e ter uma nova vida. Trabalhar assim está me mostrando que meus sonhos podem se realizar pelo meu próprio esforço e trabalho”, confessa. 
 

Já Jocelaine, 35, que também acredita numa vida melhor em seu retorno à sociedade, narrou situações vividas durante o trabalho nas ruas, plantando jardins públicos. “Tem gente que elogia, tem gente que critica, porque somos mulheres. Mas eu vejo aquele vaso seco, feio, cheio de capim e depois do nosso trabalho fica lindo, vivo”, afirma, sobre o poder de transformar coisas para bem, numa quase metáfora de sua recuperação. 
 

Proporcionar experiências de cidadania, contato com serviços públicos e equipamentos culturais, oferecer apoio e orientação para o acesso a direitos, estabelecendo o incremento da relação com o ambiente urbano e seus espaços, no sentido de resgatar o sentimento de pertencimento fazem parte da proposta desenvolvida com os acautelados e acauteladas. Uma via de mão dupla, que tanto traz pessoas para fora dos muros das unidades prisionais, como leva profissionais para a realização de cursos e oficinas dentro do sistema.
 

Em maio, servidores da Prefeitura estiveram dentro da escola que funciona na PJEC, em Linhares, despertando memórias e a valorização da história da cidade. Desse processo saíram trabalhos artísticos que foram apresentados no Fórum da Cultura, com direito à visitação de seus autores ao local. Posteriormente, durante todo o mês de julho, as obras estiveram expostas à visitação pública no Espaço Cidade, ao lado do Parque Halfeld.
 

Incluir, inserir e resignificar a relação de pessoas que foram privadas de liberdade com a cidade, oferecendo novas perspectivas para que se reintegrem à sociedade é o norte das ações entre o poder público municipal e o sistema prisional local. “Olhar de uma outra forma, que seja inclusiva, humanizada, que possibilite o resgate a cidadania, que ofereça condições reais de ressocialização com oportunidades para quem está, temporariamente, dentro do sistema é imperativo para um recomeço com mais dignidade para essas pessoas”, reforça a secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado. 
 

Com a presença das acauteladas, a Casa da Mulher abriu, oficialmente, sua programação do Agosto Lilás.  De acordo com a coordenadora do serviço, Fernanda Moura, receber mulheres tão marcadas pela vida e apresentar a elas a oferta de apoio por meio da Casa da Mulher foi uma honra e sinaliza o modelo de trabalho inclusivo que a gestão municipal vem fazendo pela cidade.

A Casa da Mulher orienta e atende vítimas de violência, provendo acompanhamento psicológico e assistência jurídica. O serviço também encaminha vítimas de violência para o Programa Auxílio-Moradia (PAM), além de realizar oficinas profissionalizantes, sob a perspectiva de promover mudanças na vida das vítimas das usuárias do serviço, estimulando possibilidades de superação, transformação e  de resgate da autonomia. 

 


 




 IMPRIMIR 
10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA
Últimos dias para se inscrever no PróLeite - Programa Municipal de Apoio e Assistência Técnica em Pecuária Leiteira
10/8/2022 - EMPAV
Praça de Paula Lima e outras sete praças recebem poda de grama e limpeza nesta quarta-feira, 10
10/8/2022 - SESUC
Novas Escolas Municipais são incluídas em ronda preventiva da Guarda Municipal
10/8/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil participa de reunião sobre resultados dos simulados de emergência com a Nexa
10/8/2022 - CESAMA
Prefeita participa da abertura da 31ª Sipat da Cesama nesta quinta, 11
10/8/2022 - SRH
Experiências e leveza marcam abertura do Programa de Preparação para Aposentadoria em 2022
10/8/2022 - SESUC
Guardas Municipais e Agentes de Transporte e Trânsito têm capacitação para lidar com público LGBTQIAPN+
10/8/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 11
10/8/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 108 intervenções nesta quarta, 10
10/8/2022 - SETUR
Prefeita sanciona lei que incentiva o turismo em JF e estimula a regionalização
10/8/2022 - SEDIC
“Vagou JF” da PJF tem vagas abertas para recepcionista e outras oportunidades
10/8/2022 - FUNALFA
Rodolfo Lima apresenta repertório inspirado na obra de Caio Fernando Abreu
10/8/2022 - FUNALFA
Museu Ferroviário recebe primeira edição do projeto “Canal” neste fim de semana
10/8/2022 - FUNALFA
Feira Rainbow da Astra expõe trabalho de artesãos no Parque Halfeld
10/8/2022 - CESAMA
Manutenção em rede do Milho Branco pode afetar abastecimento do bairro nesta quinta, 11
9/8/2022 - PREFEITURA
Prefeitura publica Portaria que orienta sobre resgate de cães e gatos abandonados no município
9/8/2022 - SE
Convênio entre PJF e UFMG visa fortalecer o trabalho realizado com a Educação Infantil do município
9/8/2022 - SE
Evento abre inscrições para formação de professores nas ferramentas de audiovisual
9/8/2022 - SG
Rua de Brincar do bairro Ponte Preta recebe roda de capoeira e exposição de artesanato
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2