NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 1/7/2022 - 14:43

Portal de Notícias PJF | Colorindo o Habitar: Prefeita assina portaria para realização de macro mural na Zona Norte | PREFEITURA - 1/7/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através do Programa Boniteza, vai executar um dos maiores macro murais do Brasil. O projeto-piloto “Colorindo o Habitar” será lançado no bairro Esplanada e prevê a pintura das fachadas das casas com o objetivo de reafirmar a identidade e proporcionar a sensação de pertencimento da comunidade.

A portaria que cria a iniciativa foi assinada pela prefeita Margarida Salomão na manhã desta sexta-feira, 1º. “Não estamos fazendo apenas o embelezamento do bairro, estamos acompanhando as pessoas a embelezarem o seu próprio bairro. Nós temos que abraçar esses lugares para que sejam ressignificados, onde haja de fato o trabalho da dignidade, paz e justiça. Estamos juntos para fazer a cidade dos nossos sonhos, a cidade que nós merecemos, a cidade necessária”, destaca a prefeita.

Assista ao vídeo

A intervenção artística é escolhida de acordo com locais que proporcionam um grande destaque visual, permitindo que pedestres e motoristas contemplem o painel. Para o bairro Esplanada, o projeto acontece em duas etapas. Na primeira parte, as casas receberão as pinturas das fachadas e vielas. Já na segunda etapa, o escadão que dá acessos às casas vai receber uma revitalização. O Gabinete de Ação e Diálogo Comunitário (GADC) executará serviços de zeladoria, como capina, implantação de LED, colocação de guarda-corpo e suporte para lixeiras.

A secretária de Governo, Cidinha Louzada, ressalta que o Colorindo o Habitar representa a mudança de perspectiva em relação ao bairro. “Hoje é um dia especial e emocionante, porque eu também sou uma das meninas que morou no morro e sempre olhei os morros de Juiz de Fora pensando uma forma de ressignificar as moradias que estavam lá. Esse projeto é o meu sonho e tenho certeza que será de todos”, relata.

Os moradores da região participarão integralmente de toda execução do projeto, desde a idealização da arte a execução das atividades. Martilene da Silva Azevedo, membro da Comissão de moradores do Esplanada, explica a importância da chegada do projeto para o bairro e o impacto que vai ter para a vida de toda a população que reside. “É muito satisfatório saber que esse dia ia chegar e mudar a nossa história. Com esse trabalho, as pessoas vão mudar o olhar que têm para o bairro. Vai mudar a história não só do Esplanada, mas também de seus moradores; as nossas crianças vão viver uma história de paz e alegria. Quem chegar vai perceber a diferença e vai acreditar nas comunidades”, pontua.

As artes para o macro mural serão criadas por artistas de Juiz de Fora. A temática será “Brasilidades”, que traz como referência a vivência e a cultura da comunidade, como samba, futebol e harmonia. A intervenção será de caráter cultural, social e artístico. O trabalho é desenvolvido por um grupo de trabalho intersetorial da PJF, coordenado pela subsecretária de governo, Júlia Daibert. Além da SG, o grupo conta com representantes da Empresa Municipal de Pavimentação e Urbanização (Empav); da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc); da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa); da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH); da Secretaria de Comunicação (Secom); da Secretaria de Planejamento Urbano (Sepur); da Companhia Municipal de Habilitação e Inclusão Produtiva (EmCasa); da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama); da Secretaria de Fazenda (SF); e da Procuradoria Geral de Município (PGM).

A participação dos artistas se dá através do credenciamento feito na Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), o formulário para cadastramento fica disponível até 5 de julho. O projeto também conta com apoio dos voluntários: Associação de Pintores, Engenheiros Sem Fronteiras e  X-Lab. Durante o processo de intervenção serão oferecidas oficinas e cursos profissionalizantes de pintura para a comunidade.

Foto: Carlos Mendonça

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico