NOTÍCIAS: PREFEITURA
JUIZ DE FORA - 24/6/2022 - 17:43

Portal de Notícias PJF | Atendendo demanda histórica dos moradores do bairro, Prefeitura investe R$ 12 milhões para coleta de esgoto em Santa Luzia | PREFEITURA - 24/6/2022

Na tarde desta sexta-feira, 24, a prefeita Margarida Salomão assinou a ordem de serviço que dá início às obras de implantação de coletores de esgoto nas margens do Córrego Santa Luzia. Parte integrante do projeto de despoluição do Rio Paraibuna, os trabalhos incluem a instalação de 7,8 km de redes nas margens direita e esquerda do curso d'água. O prazo para execução da obra é de 12 meses, contando com um investimento de cerca de R$ 12,2 milhões.

Durante a assinatura, Margarida lembrou que a obra é uma demanda antiga dos moradores do bairro Santa Luzia, em virtude dos eventuais transbordamentos e do mau cheiro do córrego local. “Era uma intervenção prevista desde 2006, mas que agora obteve esse avanço muito importante, que irá beneficiar também os bairros Teixeiras e Ipiranga. Na sequência, ainda iremos nos reunir com essas comunidades para explicar o porquê da realização dessa obra”.

“Trata-se de um investimento em saúde pública, que trará mais qualidade de vida e conforto para aqueles que moram no entorno do córrego, que representam cerca de 12% da população de Juiz de Fora. Além disso, é uma obra que também ajudará a alavancar o nosso tratamento de esgoto, que hoje atinge 31%”, afirmou o diretor-presidente da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama), Júlio César Teixeira.

As intervenções serão realizadas pela RFJ Construção. Segundo o diretor da empresa, Júlio César Marques Soares Júnior, a equipe está animada para o novo desafio por já fazer parte da história de Juiz de Fora. “Participamos da implantação de Estação de Tratamento de Água (ETA) CDI da Cesama e agora concluímos parte importante dessa primeira etapa das obras de despoluição do Paraibuna, contribuindo para o índice atual de 31% de esgoto tratado na cidade”, lembrou.

Projeto de despoluição

No aniversário de Juiz de Fora deste ano, em 31 de maio, a PJF inaugurou a estação elevatória de esgoto Independência, ao lado do Viaduto Augusto Franco, no Centro e, desde então, o índice de tratamento no município saltou de 7,5% para 31%. A Prefeitura também retomou os trabalhos de implantação de 3.862 metros de tubulações do coletor tronco de esgoto do Córrego Tapera, que passa pelos bairros Bom Clima, Bandeirantes, Eldorado e Santa Terezinha.

Orçado em mais de R$ 130 milhões, o conjunto de obras de despoluição do Rio Paraibuna abrange a implantação de 40 mil metros de redes nas margens do rio e intervenções nos córregos Tapera, Matirumbide, Yung, São Pedro e Independência, e a implantação de cinco elevatórias de esgoto. Além da ETE União-Indústria, já em operação, e da ETE Santa Luzia, que será construída futuramente, a iniciativa ainda inclui a ampliação da ETE Barbosa Lage.

Outras informações:

(32) 3692-9179 - Assessoria de Comunicação da Cesama

Foto: Carlos Mendonça

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA
Últimos dias para se inscrever no PróLeite - Programa Municipal de Apoio e Assistência Técnica em Pecuária Leiteira
10/8/2022 - EMPAV
Praça de Paula Lima e outras sete praças recebem poda de grama e limpeza nesta quarta-feira, 10
10/8/2022 - SESUC
Novas Escolas Municipais são incluídas em ronda preventiva da Guarda Municipal