NOTÍCIAS: FUNALFA
JUIZ DE FORA - 24/6/2022 - 17:09

“Slam da História” acontece no domingo, 26, sob o Viaduto Hélio Fadel

Portal de Notícias PJF | “Slam da História” acontece no domingo, 26, sob o Viaduto Hélio Fadel | FUNALFA - 24/6/2022

Consolidando-se como espaço de difusão da cultura urbana, o vão sob o Viaduto Hélio Fadel, na Rua Leopoldo Schmidt 170 - Centro, sedia no próximo domingo, 26, às 14h, o “Slam da História”. O evento é aberto a todas as pessoas interessadas em participar da disputa de poesias ou permanecer como público apreciador. As inscrições das e dos poetas competidores serão feitas gratuitamente no dia do evento. O slam é viabilizado com financiamento do Edital “Quilombagens”, que integra o Programa Cultural Murilo Mendes, mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e gerido pela Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).

Proposto por Jéssica Braz, o “Slam da História” vai premiar os três primeiros colocados, sendo R$ 200 para o campeão, R$ 100 para vice-campeão e R$ 50 para o terceiro colocado. As poesias podem ter tema livre. Conforme Amanda Lira, da comissão organizadora, um slam consiste em uma batalha de poesias. “A disputa acontece com um embate coletivo de rodadas que, ao fim, sagram um único campeão. Para que um evento possa ser caracterizado como slam, é preciso que, ao menos, dez poetas participem da disputa”.

O produtor Beto Cruz acrescenta que “cada poeta tem até três minutos para realizar a sua performance, declamando a poesia escolhida para a rodada. O tempo é o mesmo em todas as fases, sendo proibido o uso de elementos cênicos.” Cinco jurados vão avaliar os competidores e definir os poetas que avançam ou são eliminados na competição, atribuindo notas de zero a dez, incluindo os decimais.

O Edital “Quilombagens” busca fomentar ações promovidas pelos agentes culturais do município e que estejam diretamente relacionados com a valorização da cultura negra e de sua ancestralidade.

Se você tem interesse em receber esta e outras notícias da PJF diretamente no WhatsApp, entre no nosso grupo “Central Notícias PJF"

10/8/2022 - SEDH
Programação do Agosto Lilás segue na Casa da Mulher
10/8/2022 - SEAPA