NOTÍCIAS: SEDH
JUIZ DE FORA - 15/6/2022 - 16:34

PJF realiza seminário sobre combate à violência contra a pessoa idosa

Portal de Notícias PJF | PJF realiza seminário sobre combate à violência contra a pessoa idosa | SEDH - 15/6/2022

Nesta quarta-feira, 15, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizou um seminário sobre o tema no seu auditório. O encontro teve como objetivo mobilizar servidores da PJF sobre os tipos de violência sofridos por esta parcela da população, além de discutir quais são os cuidados necessários para esse público.

Para a coordenadora de políticas para a pessoa idosa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), Maria Cristina Alves, ações deste tipo são fundamentais para o fortalecimento de políticas públicas na cidade. “O seminário faz parte da articulação da PJF com outros atores do setor, para refletir sobre essa violência e auxiliar na elaboração de um plano municipal temático. Esse documento irá garantir a defesa dos direitos de pessoa idosa, além de fortalecer e implementar metas e medidas que assegurem a proteção desse público no município.”

Segundo Maria, a SEDH ainda irá definir ações para o Dia Nacional do Idoso, celebrado em 27 de setembro, e o Dia Internacional das Pessoas Idosas, comemorado em 1º de outubro. “Também iremos estabelecer atividades para a implementação da Década do Envelhecimento Saudável nas Américas (2021-2030), seguindo as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU)”, detalhou.

Os trabalhos do seminário foram conduzidos pelo professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Emmanuel Sá Resende. “O envelhecimento da população torna urgente a discussão, elaboração e implantação de políticas e soluções para a pessoa idosa, nas mais diversas áreas. Assim, este encontro constitui uma oportunidade para analisar a relação entre o idoso e a cidade, além das suas demandas”, destacou o professor, que também é líder do Núcleo de Pesquisa ID - Envelhecimento, Acessibilidade e Lugar, da UFJF.

O seminário contou com a presença de representantes das secretarias de Direitos Humanos (SEDH), Mobilidade Urbana (SMU), Recursos Humanos (SRH), Assistência Social (SAS), Saúde (SS), Esporte e Lazer (SEL), Comunicação Pública (Secom), Planejamento do Território e Participação Popular (Seppop), Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa), Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e Juiz de Fora Previdência (JFPrev).

Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa

A data foi reconhecida em 2011 pela ONU, após a mobilização da Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, com o intuito de proporcionar maior bem-estar e mais qualidade de vida para a terceira idade.

Outras informações:

(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)

CCBM sedia mais um módulo do Curso Cinema, Cultura e Sociedade
16/4/2024 - PROCON
Procon autua financeira por conceder crédito irresponsável
16/4/2024 - SG
“Nós no Bairro” entregou lazer, serviços e música no bairro Retiro no último sábado, 13
16/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para tradutor intérprete de libras e outras oportunidades
Espetáculo “Fuxico” estreia temporada no Teatro Paschoal, nesta quinta, 18
16/4/2024 - DEFESA CIVIL
Simulado de emergência de barragens em Monte Verde têm boa adesão da população