Na última quarta-feira, 18, a Escola Municipal Professor Dilermando Cruz Filho realizou uma Exposição de Ciências nomeada “Do Micro para o Macro”, que se refere a reprodução de células animais e vegetais em forma de maquetes produzidas pelos alunos dos sexto ano da escola. A atividade faz parte do projeto Lê Mundo da Secretaria de Educação (SE).
Tendo como proposta os estudos da sala de aula e a sustentabilidade, os alunos foram provocados a utilizarem materiais reciclados como papelão, isopor, tampas de garrafas, de forma criativa extrapolando a imaginação para produzir elementos das células animais e vegetais. O trabalho de cada aluno foi posto em conjunto, gerando diferentes representações e em seguida foi exposto para toda a comunidade escolar.
A atividade teve como objetivo ajudar os alunos na elaboração dos conceitos da disciplina de Ciências a partir de reproduções concretas e lúdicas que auxiliam no entendimento dos conteúdos. O projeto foi desenvolvido pelo professor de Ciências, Waldyr Carvalho Sobreira Júnior, junto à diretora Erika do Valle Oliveira Sampaio, a vice-diretora Jakeline Duque de Moraes Lisboa e as coordenadoras, Maria Luiza de Moraes Sales e Andreza Lima Talma. O professor acredita que fazer várias leituras do mundo é algo importante para a construção do conhecimento em qualquer área.
“Lê Mundo”
A SE, por meio do Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação (DPPF), iniciou em março a nova proposta pedagógica do município intitulada “LêMundo”. A iniciativa tem como objetivo garantir o primeiro direito à aprendizagem a todos os estudantes, que é o direito à leitura e a escrita e em virtude deste direito é proposto o “desconfinamento” da leitura e da escrita enquanto responsabilidade única da área de conhecimento da Língua Portuguesa, focando, assim, em um ensino interdisciplinar que amplia as práticas de linguagem.
Nesta nova proposta pedagógica, a função do educador será o de apresentar o que será lido e mediar o processo de interpretar e estabelecer significados dessas leituras. O educador deve também promover experiências, situações e manipulações que conduzam à formação de leitores e escritores capazes de dominar as múltiplas formas de linguagens e de reconhecer os variados e inovadores recursos tecnológicos.