|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 20/5/2022 - 14:19



Prefeitura inaugura Espaço de Cuidados para Pessoas Idosas no Bairro Nova Era



Portal de Notícias PJF | Prefeitura inaugura Espaço de Cuidados para Pessoas Idosas no Bairro Nova Era | PREFEITA - 20/5/2022

Na manhã desta sexta-feira, 20, a prefeita Margarida Salomão participou da inauguração do Espaço de Cuidados para Pessoas Idosas, no bairro Nova Era. O local irá atender 20 idosos da comunidade com algum grau de dependência, oferecendo alimentação, serviços socioassistenciais, entre outros. Serão atendidas pessoas com 60 anos ou mais, que tiverem indicativos de violação de direitos e cuja situação demande auxílio para atividades cotidianas. Trata-se de um público cujas famílias não têm condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou parte dele. 

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Associação de Apoio a Crianças e Idosos (AACI), que foi selecionada através do
chamamento público nº 001/2021. A AACI cedeu o local onde serão desenvolvidos os trabalhos, além de ser a responsável pelos serviços oferecidos e profissionais envolvidos. A colaboração terá duração de um ano, tendo suas atividades supervisionadas pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI/JF). A ação é financiada com recursos do Fundo Municipal de Promoção do Idoso (Fumpi). 

Margarida lembrou que a política para o idoso em Juiz de Fora, apesar de ter boas intenções, ainda é muito limitada ao centro da cidade. “Hoje, estamos aqui cumprindo o Estatuto da Pessoa Idosa e atendendo a segunda maior região do município de forma transversal. Por isso, é necessário que este seja um local de cruzamento entre políticas de saúde, assistência social, entre outras, recebendo, encaminhando e solucionando demandas. Trata-se de um dos melhores espaços de atendimento de Juiz de Fora, pois a cidadania pública precisa ter a melhor qualidade possível”, enfatizou.

Assista ao vídeo



“Mais do que uma conquista, envelhecer é um direito social. Assim, cabe ao poder público, através de uma política eficiente, ofertar condições para que esse processo de envelhecimento ocorra de forma digna. Hoje, inauguramos este espaço em Nova Era para garantir os direitos da pessoa idosa, previstos na lei. Agora, vamos nos empenhar para captar recursos e levar esta iniciativa para outros pontos da cidade”, afirmou o secretário da SEDH, Biel Rocha.

A gerente geral da AACI, Maria Rita Galone, ressaltou que a iniciativa vem para suprir uma antiga demanda do bairro Nova Era, que estava carente de ações para a população idosa. “A prefeita conhece o nosso trabalho desde o seu período como deputada federal. Assim, gostaria de agradecer à atual gestão por este ganho para a Zona Norte, que, até então, nunca havia sido contemplada com uma ação para este tipo de público”. 

A ex-vereadora Ana Rossignoli participou da inauguração, representando o vereador Júlio César Rossignoli, presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal. “Nós envelhecemos desde o dia em que nascemos. Porém, chega um momento em que os problemas de saúde começam a surgir. Por isso, é importante cobrar os direitos previstos na legislação. Muitos nomes passaram pela PJF, mas não deram a devida atenção ao tema. Por isso, gostaria de agradecer à Prefeita Margarida por ter colocado este projeto em ação”, avaliou.

“Muitos pensam que a pessoa, ao envelhecer, perde a vontade de sair, conversar e dançar. Hoje, estamos vivendo um dia histórico, pois este espaço será fundamental para dar mais dignidade ao idoso. Por isso, o meu obrigado a todos envolvidos na criação deste local”, comemorou o presidente do CMDPI/JF, Marcos Junqueira.

O novo Espaço de Cuidados para Pessoas Idosas está sediado na Rua General Almerindo da Silva Gomes, 133, no bairro Nova Era. O local irá acolher idosos da comunidade e proximidades. Os interessados podem entrar em contato pelo telefone
3211-5475. A seleção dos perfis será feita por uma comissão composta por representantes da SEDH e da AACI.


Outras informações:

(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)


Foto: Carlos Mendonça




 IMPRIMIR 
29/6/2022 - SESMAUR
Prefeitura de Juiz de Fora doa cerca de mil produtos para instituições de caridade
29/6/2022 - SAS
Cras Barbosa Lage promove ação comunitária com parceiros
29/6/2022 - SS
Santa Paula recebe ações de combate à Dengue e outras doenças
29/6/2022 - SAS
Cras Grama debate situação da população migrante
29/6/2022 - SE
Creche Professora Denise dos Santos desenvolve projeto sobre alimentação saudável
29/6/2022 - FUNALFA
Praça CEU terá mostra com 120 atendidos nas oficinas culturais
29/6/2022 - PROCON
Projeto “Procon vai às Escolas” atende alunos da Escola Municipal João Panisset
29/6/2022 - CESAMA
PJF realiza 667 análises de água em maio
29/6/2022 - CESAMA
Trabalhos da Cesama impactam no abastecimento de bairros da Região Leste nesta quinta-feira, 30
29/6/2022 - SEL
JF Lazer atende escolas e comunidades de Juiz de Fora com mais de 15 atrações e brincadeiras
29/6/2022 - SEDIC
Mutirão da Carteira Nacional do Artesão acontece na próxima semana
29/6/2022 - SG
Sete personalidades LGBTQIA+ são homenageadas em arte com grafite
29/6/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na quinta-feira, 30
29/6/2022 - FUNALFA
Funalfa percorre territórios para divulgar editais de cultura
29/6/2022 - SMU
PJF monta esquema de transporte para o Torneio Leiteiro de Pires
29/6/2022 - SEDIC
“Vagou JF” tem vagas abertas para auxiliar de atendimento (PCD), consultora avaliadora e outras oportunidades
29/6/2022 - SO
Programa Boniteza realiza 139 intervenções nesta quarta, 29
29/6/2022 - SE
CEM encerra matrículas do segundo semestre para cursos e EJA nesta quinta, 30
29/6/2022 - SEL
Estádio Municipal recebe partida do Tupynambás neste sábado, 2
29/6/2022 - EMPAV
Operação tapa-buracos da PJF atende Filgueiras e outros dez bairros nesta terça-feira, 28
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2