|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SG
JUIZ DE FORA - 17/5/2022 - 16:59



Durante Festa Country, mais de mil quilos de latinhas foram recolhidos por catadores de materiais recicláveis



Portal de Notícias PJF | Durante Festa Country, mais de mil quilos de latinhas foram recolhidos por catadores de materiais recicláveis | SG - 17/5/2022

A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realiza ações constantes para valorização dos agentes que atuam na reciclagem do município. Semanalmente, a Secretaria de Governo (SG) recebe representantes das associações de catadores de materiais recicláveis para discutir e promover melhorias para a categoria. Com o objetivo de atender a demanda apresentada pelos profissionais, a PJF mediou o diálogo para credenciá-los para atuar na Festa Country, realizada no último final de semana, no Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, e visa incentivar que os agentes sejam convidados para realizar a coleta em outros eventos promovidos no município. 

Os catadores de recicláveis da Associação Lixo Certo (Alicer), da Associação dos Catadores de Papéis e Resíduos Sólidos de Juiz de Fora (Apares), da Associação Municipal de Catadores de Papel e Materiais Reaproveitáveis de Juiz de Fora (Ascajuf), da Associação Deus é Maior (Adem) e da Coleta Seletiva – JF atuaram nos dois dias de evento. Além do material recolhido ser revertido em renda para os agentes de reciclagem, também é fundamental para a preservação do meio ambiente. 

A presidente da Adem, Maria Aparecida Souza de Oliveira, explica que o valor do material recolhido foi dividido entre os trabalhadores que atuaram na coleta e ressalta a importância do apoio da PJF. “Cerca de mil quilos de latinhas foram recolhidos nos dois dias de evento. É muito importante a atenção que essa gestão municipal vem dando aos catadores. Hoje, a Prefeitura está nos dando um apoio muito grande, abrindo as portas para a gente e reconhecendo o trabalho do catador que, antes, não era reconhecido. Com isso, nós estamos mais empoderados, mostrando para a sociedade o valor que temos. As pessoas estão nos vendo com um novo olhar. O certo agora não era a gente ser chamado de catador, mas sim de agente ambiental, pois nós estamos cuidando do planeta para ele não ser destruído”, afirma Maria. 

Jaqueline Barbara Costa Fonseca e Wirley Aparecido Pereira dos Santos formaram a Coleta Seletiva – JF. “O nosso trabalho com a coleta seletiva de recicláveis começou há bastante tempo, mas nós conseguimos formalizá-lo há oito anos. Nesse tempo, nós conseguimos entrar na casa das pessoas e mostrar que o material delas não é lixo, mas sim uma riqueza que a gente traz para as nossas vidas. Com ele, a gente tira o nosso alimento, a roupa para vestimos, o brinquedo para as nossas crianças e o material para elas estudarem. O nosso objetivo é trabalhar cada vez mais com esses materiais, tirá-los das ruas, onde acaba causando muitos danos à natureza. Nós não queremos que nossos filhos e netos sofram as consequências dos erros do descarte incorreto”, diz Jaqueline. Wirley acrescenta que ao transformar a Coleta Seletiva -  JF em associação, ela deixará um legado para Juiz de Fora, sendo uma grande fonte de emprego e renda, além de promover a sustentabilidade. “A reciclagem é muito rica e é lapidada nas mãos de quem faz o destino correto dos resíduos”, afirma.



Dia Internacional da Reciclagem

Nesta terça-feira, 17, é comemorado o Dia Internacional da Reciclagem. Instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a data visa estimular a reflexão sobre a importância do descarte correto de resíduos.

Além das ações dos catadores, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) contribui com a coleta seletiva em Juiz de Fora. Cerca de 117 bairros e 29 condomínios são atendidos pelo serviço de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e aos sábados das 7h às 13h. Os materiais recolhidos são levados para as associações parceiras da Prefeitura, onde são feitas as triagens antes da vida. Por isso, é importante que a população faça o descarte correto. Basta separar os resíduos secos dos molhados que os próprios catadores fazem a seleção dos materiais. As rotas da coleta seletiva em Juiz de Fora podem ser conferidas no
site do Demlurb.




 IMPRIMIR 
25/6/2022 - PREFEITURA
Nota sobre o incêndio no galpão da Ascajuf
24/6/2022 - SS
Campanha de Vacinação contra a Influenza está disponível para todos os públicos a partir desta segunda-feira, 27
24/6/2022 - SMU
Pista Central da Avenida Rio Branco será interditada neste domingo, 26
24/6/2022 - PREFEITURA
Atendendo demanda histórica dos moradores do bairro, Prefeitura investe R$ 12 milhões para coleta de esgoto em Santa Luzia
24/6/2022 - PREFEITURA
Juiz de Fora recebe 34 computadores para quatro Unidades Básicas de Saúde
24/6/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na segunda-feira, 27
24/6/2022 - FUNALFA
“Slam da História” acontece no domingo, 26, sob o Viaduto Hélio Fadel
24/6/2022 - SE
Grupo de Estudos da SE se reúne para tratar sobre mostras de arte na próxima semana
24/6/2022 - SESUC
Resultados de projetos de prevenção e cidadania são apresentados no Espaço Cidade
24/6/2022 - SS
Borborema recebe ações de combate à Dengue e outras doenças
24/6/2022 - PROCON
Procon determina medida cautelar contra a Google Brasil
24/6/2022 - SE
Creche Comunitária Prof. Maria de Lourdes realiza projeto sobre autoestima para as crianças
24/6/2022 - SAS
Cras Ipiranga mobiliza rede intersetorial para afinar ações
24/6/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam palestra sobre prevenção a acidentes domésticos em Graminha
24/6/2022 - SEAPA
PJF realiza abertura dos envelopes da chamada pública do Pnae
24/6/2022 - SO
Programa Boniteza termina reparo de canaletas na Rua Marechal Deodoro
24/6/2022 - PREFEITA
Prefeita participa de comemoração dos 25 anos da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região
24/6/2022 - SS
Nota de pesar
24/6/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio encerra semana de aniversário com circuito de shows
24/6/2022 - STDA
​Prefeitura lança novos editais
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2