NOTÍCIAS: PREFEITA
JUIZ DE FORA - 17/5/2022 - 16:54

Prefeitura assina termo de compromisso para instalação de piso intertravado

Portal de Notícias PJF | Prefeitura assina termo de compromisso para instalação de piso intertravado | PREFEITA - 17/5/2022

A prefeita Margarida Salomão assinou, nesta terça-feira, 17, um termo de compromisso com a Associação dos Proprietários do Loteamento Granville Residence, para a instalação de piso intertravado na região.

O pavimento intertravado é um piso feito com blocos de concreto, que ficam sobre uma camada de areia e são ligados por contenção lateral e atrito entre as peças. O piso é permeável, e proporciona muitos ganhos ambientais e pode ser utilizado em diversos lugares. Como possui fissuras entre as peças, estes pequenos espaços permitem que a água escoe e seja absorvida pela terra com maior facilidade. Assim, a drenagem da água é maior, evitando enchentes e alagamentos.

Segundo a prefeita, esta troca de pavimento, com a utilização do piso intertravado, é uma excelente alternativa para a cidade, já que responde a dois desafios, o de restaurar e qualificar a pavimentação, e o de dotar a cidade com estrutura contra alagamentos e enchentes.  “Estes pisos são muito interessantes por sua colocação, que facilitam o escoamento das águas das chuvas. Também porque possuem manutenção facilitada frente ao asfalto. Essa é uma alternativa que a Prefeitura estuda há tempos e que será agora testada, sem qualquer custo para o erário, no bairro Granville. O termo de compromisso assinado hoje autoriza a associação que representa os moradores que efetue a troca do asfalto por piso intertravado”, explica.

Estavam presentes na assinatura do termo a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, os secretários Lincoln Santos (SO), Aline Junqueira (Sesmaur), Richard Tavares (Empav), além do vereador Zé Márcio Garotinho e os representantes do condomínio, Luiz Fernando Reis, Lorildo Stock e João Machado. A proposta apresentada é a substituição do asfalto por um sistema intertravado com utilização de blocos de concreto prensado. De acordo com a associação, a opção pelo intertravado deve-se ao fato de se tratar se de um pavimento com espaçamento entre componentes, o que facilita a penetração de águas pluviais no solo, trazendo melhores condições de escoamento e menor agressividade das águas de chuva. A utilização deste modelo de material tem sido empregada em diversos loteamentos com benefícios para o meio ambiente e menor contribuição de enxurradas para as partes mais baixas da cidade.

Foto: Carlos Mendonça

25/6/2022 - PREFEITURA
Nota sobre o incêndio no galpão da Ascajuf
24/6/2022 - SS