|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: DEFESA CIVIL
JUIZ DE FORA - 17/5/2022 - 10:30



Defesa Civil e Corpo de Bombeiros discutem ações de resposta e prevenção



Portal de Notícias PJF | Defesa Civil e Corpo de Bombeiros discutem ações de resposta e prevenção | DEFESA CIVIL - 17/5/2022

Com o objetivo de debater e alinhar questões referentes às atividades realizadas em parceria entre a Defesa Civil da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), servidores dos órgãos participaram de reunião na Secretaria de Governo (SG) nessa segunda-feira, 16. No encontro foi realizado um balanço do período chuvoso.
 

Na última semana, a Defesa Civil já havia se reunido com o Corpo de Bombeiros para discutir as ações preventivas. Foram discutidos temas como a realização do último encontro do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec) em Santa Luzia, a implantação de placas de sinalização em áreas sujeitas a alagamentos, a possibilidade de implantar ações de prevenção em escolas de Juiz de Fora, além das vistorias preventivas realizadas em parceria. Apenas em 2022, foram realizadas 104 vistorias em conjunto para avaliar a evolução de locais em que ocorreram escorregamentos de solo e para levar informações preventivas para moradores.
 

A alta incidência de queimadas no período de estiagem foi outro ponto importante abordado na reunião. Foram alinhadas melhorias no compartilhamento de dados de referências geográficas e estatísticas de ocorrências entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros, de maneira a aperfeiçoar as ações de fiscalização geradas por denúncias da população.
 

Outras ações preventivas 
 

Após ser integrada à Secretaria de Governo (SG) na atual gestão, a Defesa Civil aderiu a um perfil preventivo a fim de agir com maior efetividade, evitar desastres e orientar a população. Nesse sábado, 14, o órgão concluiu mais uma capacitação de voluntários através do Nupdec. A formação aconteceu no bairro Santa Luzia, na Zona Sul e o próximo Nupdec será em Benfica. O trabalho é voltado para que os voluntários adquiram noções de defesa civil e prevenção, tornando-os transmissores de boas práticas.
 

Outra ação realizada são as vistorias nas escolas municipais e estaduais com o objetivo de verificar possíveis riscos estruturais, necessidades de manutenção e melhorias nos equipamentos de acessibilidade. Desde janeiro, 39 escolas municipais de Juiz de Fora foram vistoriadas. O trabalho de vistorias preventivas busca garantir que as instituições continuem operacionais em situação de desastres ou retomem rapidamente o seu funcionamento efetivo. Diante de uma emergência, as escolas também têm papel complementar de apoio nas fases de resposta e recuperação. A ação é prevista no Programa Cidades Resilientes, uma iniciativa do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres (UNISDR).
 

A Defesa Civil também participou do planejamento e execução dos simulados práticos de emergência para evacuação da Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens de armazenamento de resíduos industriais, da empresa Nexa. A atividade aconteceu em abril na região de Igrejinha e Vila São João Batista e na região próxima a Benfica. Já na última quarta-feira, 11, a Defesa Civil participou de um simulado preventivo de deslizamento de talude na Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora (Suprema).




 IMPRIMIR 
25/6/2022 - PREFEITURA
Nota sobre o incêndio no galpão da Ascajuf
24/6/2022 - SS
Campanha de Vacinação contra a Influenza está disponível para todos os públicos a partir desta segunda-feira, 27
24/6/2022 - SMU
Pista Central da Avenida Rio Branco será interditada neste domingo, 26
24/6/2022 - PREFEITURA
Atendendo demanda histórica dos moradores do bairro, Prefeitura investe R$ 12 milhões para coleta de esgoto em Santa Luzia
24/6/2022 - PREFEITURA
Juiz de Fora recebe 34 computadores para quatro Unidades Básicas de Saúde
24/6/2022 - SS
Confira o calendário de imunização contra a Covid-19 na segunda-feira, 27
24/6/2022 - FUNALFA
“Slam da História” acontece no domingo, 26, sob o Viaduto Hélio Fadel
24/6/2022 - SE
Grupo de Estudos da SE se reúne para tratar sobre mostras de arte na próxima semana
24/6/2022 - SESUC
Resultados de projetos de prevenção e cidadania são apresentados no Espaço Cidade
24/6/2022 - SS
Borborema recebe ações de combate à Dengue e outras doenças
24/6/2022 - PROCON
Procon determina medida cautelar contra a Google Brasil
24/6/2022 - SE
Creche Comunitária Prof. Maria de Lourdes realiza projeto sobre autoestima para as crianças
24/6/2022 - SAS
Cras Ipiranga mobiliza rede intersetorial para afinar ações
24/6/2022 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil e Corpo de Bombeiros realizam palestra sobre prevenção a acidentes domésticos em Graminha
24/6/2022 - SEAPA
PJF realiza abertura dos envelopes da chamada pública do Pnae
24/6/2022 - SO
Programa Boniteza termina reparo de canaletas na Rua Marechal Deodoro
24/6/2022 - PREFEITA
Prefeita participa de comemoração dos 25 anos da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região
24/6/2022 - SS
Nota de pesar
24/6/2022 - MUSEU MARIANO PROCÓPIO
Museu Mariano Procópio encerra semana de aniversário com circuito de shows
24/6/2022 - STDA
​Prefeitura lança novos editais
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2