| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SAS
JUIZ DE FORA - 25/1/2022 - 18:18



Prefeita abre abrigo emergencial para população em situação de rua



Portal de Notícias PJF | Prefeita abre abrigo emergencial para população em situação de rua | SAS - 25/1/2022

A prefeita Margarida Salomão abriu nesta terça-feira, 25, a Casa de Passagem Emergencial para acolher 50 adultos dos sexos masculino e feminino, no prédio anexo ao prédio da Prefeitura de Juiz de Fora, em frente à Praça da Estação. A prefeita ressaltou que segue a jornada em defesa dos direitos, ressaltando que “estamos vivendo uma grande emergência climática e social em que muitas pessoas perderam direitos e suas moradias”. Essa situação de indignação, segundo Margarida, traz um tipo de sensibilidade política das pessoas, que remete a uma situação de falta de trabalho, falta de renda e falta de políticas públicas para moradia popular. “A situação, então, traz esse sentimento de misericórdia que tem a dimensão de política mobilizadora e nós estamos respondendo dessa forma ao atender as pessoas que precisam nessa crise aguda”. 

Assista ao vídeo  

O secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, também, ressaltou que desde “o primeiro dia do governo da prefeita Margarida Salomão o nosso trabalho tem sido cuidar das pessoas. E isso que estamos fazendo aqui, hoje, cuidando das pessoas com essa instalação provisória, mas que abriga as pessoas em situação de rua das chuvas”. A secretária de Governo, Cidinha Louzada, reafirmou o cuidado desse governo municipal com as pessoas vulneráveis e em situação de risco. “Temos de valorizar a cidadania. Continuar enxergando as pessoas com seus nomes e histórias. As pessoas não são invisíveis para nós. Temos de acabar com os preconceitos. Valorizar o ser humano. Entender as pessoas com tudo que tem”.

A nova unidade de acolhimento aberta nesta terça, 25, vai funcionar diariamente das 19h às 8h, sob a responsabilidade da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) por três meses. Ainda participaram do evento a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social, Lidiane Pereira Cavaca Pavão; o Superintendente da Amac, Alexandre Oliveira Andrade; o diretor-presidente da Amac, Márcio Leoni Vargas; e o coordenador do Comitê Pop Rua, Jordan Beloto de Souza, entre outros convidados.

O abrigo prevê atendimento de 50 pessoas adultas, homens e mulheres maiores de 18 anos, que utilizam os espaços públicos como forma de moradia e/ou sobrevivência. A iniciativa, em parceria com uma Organização da Sociedade Civil, visa atender às demandas sociais em tempo de pandemia, de aumento da desigualdade social e da situação emergencial devido às chuvas, complementando o limitado número de vagas disponíveis nos serviços de acolhimento existentes. 

Para a secretária Malu Salim o acolhimento emergencial para contingência de chuva foi criado em parceria com a Defesa Civil/Secretaria de Governo, com objetivo de acolher a população em situação de rua nos momentos de chuva. “A situação de rua é uma crise global de direitos humanos e requer muitas vezes ações emergenciais visando a mitigar os efeitos no tempo de chuva, de frio e de pandemias. Se, no período anterior à pandemia do coronavírus, o cenário no país já era preocupante pelos cortes de políticas sociais e desemprego, é possível estimar o aumento crescente e acelerado da precarização da vida, e a consequente explosão da população em situação de rua, com o agravante da possibilidade de contaminação e morte por Covid-19”, ressalta Salim.

A secretária de Assistência Social disse, ainda, que nesse momento, as ações estão direcionadas para a obtenção de medidas emergenciais, tais como acesso à higiene, alimentação, água potável, implementação de abrigos sem aglomeração e locais que ofereçam acolhimento e prestação de serviços. “Mas é preciso pensar em ações permanentes e a administração da prefeita não tem medido esforços para atender a essas demandas e reconhecer as pessoas em situação de rua como sujeitos de direito”, conclui.

O espaço atende ambos os públicos, masculino e feminino, com atenção especializada, quando necessária, por meio da rede de serviços e alimentação (jantar e café da manhã). O espaço físico possibilita condições de repouso, guarda de pertences, banho, alimentação e higiene pessoal, vestuário, atividades coletivas, como reuniões e ou rodas de conversas. Para a execução das ações relativas à Casa de Passagem – Emergencial, a Unidade Executora deve possuir uma equipe básica de 11 profissionais entre cuidadores e/ou educadores sociais, coordenador e pessoal de limpeza. 

 



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
18/4/2024 - SE
Interdisciplinaridade entre Matemática e Ciências Sociais é tema de palestra na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves
18/4/2024 - SAS
Praça Teotônio Vilela recebe mais uma edição do “Rede na Praça”
18/4/2024 - SAS
Cras Móvel chega ao Alto Grajaú neste sábado, 20
18/4/2024 - SG
Mais uma edição do “Coleta Seletiva na Praça” acontece na Praça da Estação nesta quinta, 18
17/4/2024 - PREFEITA
Prefeita realiza a entrega de nova viatura semi blindada à Polícia Militar
17/4/2024 - SESUC
Gape aborda cyberbullying com alunos de escola municipal
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2