NOTÍCIAS: DEMLURB
JUIZ DE FORA - 17/1/2022 - 16:11

Portal de Notícias PJF | Equipe do Demlurb se depara com bota-fora irregular durante varrição no Vitorino Braga | DEMLURB - 17/1/2022

Na manhã desta segunda-feira, 17, trabalhadores do Departamento Municipal de Limpeza Urbana da (Demlurb) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) realizavam a limpeza de vias do bairro Vitorino Braga quando se depararam com um sofá descartado de forma irregular na Avenida Garibaldi Campinhos, próximo ao prédio da Casa da Mulher. Mais adiante, já na esquina com a Rua Benjamin Constant, havia um guarda-roupas desmontado. Os profissionais também fizeram limpeza nas praças Teotônio Vilela e Doutor João Felício.

De acordo com o supervisor da turma de varrição que atuava no local, Enderson Lemos, “os profissionais juntaram os materiais para depois serem depositados em um caminhão e descartados devidamente no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) - Aterro Sanitário, no Bairro Dias Tavares”.

O descarte irregular de resíduos em vias públicas pode ocasionar sérios transtornos à população, principalmente em tempos de chuva, causando a obstrução das redes de drenagem de esgoto e de águas pluviais, atrair vetores e provocar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e fontes de doenças como malária e febre amarela.

Além disso, a formação de bota-fora é uma prática proibida em Juiz de Fora. De acordo com o artigo 10º do Código de Posturas do Município (Lei 11.197), o descarte de resíduos em vias públicas sem permissão do Poder Executivo gera incidência de infração média sujeito a multa que ultrapassa o valor de R$ 5 mil. Denúncias de descarte irregular de resíduos na cidade podem ser feitas por meio do WhatsApp da Fiscalização da Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur) da PJF, através do número 3690-7984.

Para atender as demandas da população, o Demlurb conta com três ecopontos destinados ao recebimento de entulhos, resíduos da construção civil e grandes volumosos:

- Rua Diva Garcia, em frente ao nº 1.200, no bairro Bom Jardim

- Em frente ao Estádio Municipal, no bairro Aeroporto

- Rua Antônio Weitzel, s/nº (em frente ao número 710), no bairro Barbosa Lage

Os ecopontos funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30, e aos sábados das 8h às 12h.

O Demlurb também realiza o recolhimento de móveis e eletrodomésticos nas residências. Aqueles que estão em boas condições de uso passam a fazer parte do programa “Da Minha Casa Para Sua Casa”, que beneficia pessoas em situação de vulnerabilidade social cadastradas em programas do governo. Quem quiser solicitar o serviço, deve ligar para o “Alô Demlurb”, através do 3690-3500, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, registrar o pedido e aguardar o contato para agendamento do recolhimento.

Outras informações:

(32) 3690-3537 - Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb)

Site: demlurb.pjf.mg.gov.br

18/5/2022 - SEDH
“Juiz de Fora Solidária no Frio” terá novo ponto de coleta no Shopping Independência
18/5/2022 - PREFEITA
Prefeitura discute alagamentos com moradores dos bairros Democrata e Mariano Procópio
Projeto oferece oficina gratuita de maracatu no bairro Santa Luzia
18/5/2022 - SEPUR
Representantes do CAU-MG se reúnem com arquitetos e urbanistas da Sepur
18/5/2022 - SESUC
Crianças do Parque das Águas conhecem as origens de Juiz de Fora