NOTÍCIAS: CESAMA
JUIZ DE FORA - 17/1/2022 - 12:05

Cesama implanta 50% da nova rede de recalque da Rua Santa Terezinha

Portal de Notícias PJF | Cesama implanta 50% da nova rede de recalque da Rua Santa Terezinha | CESAMA - 17/1/2022

A Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) já implantou 50% de 1,7 quilômetro de redes de recalque na Rua Santa Terezinha e adjacências. A obra é parte integrante da nova estação elevatória de água que a empresa está construindo na comunidade de Santa Terezinha, para reforçar o abastecimento nas proximidades do Bairro Bairu. Atualmente, a companhia segue atuando na fundação da unidade. Representando um investimento de mais de R$ 4 milhões, as duas intervenções têm previsão de término para maio deste ano.

Os serviços de implantação da nova rede de recalque, atualmente, estão focados na Rua Alencar Tristão, no Bairro Santa Terezinha. O trânsito na via, no sentido bairro-Centro, está parcialmente interditado, em período integral, com desvio pela Avenida Rui Barbosa, no trevo localizado nas proximidades da entrada da comunidade de Eldorado. Até o final de janeiro, a via irá receber tubos de ferro fundido, com 350 milímetros de diâmetro. Na sequência, os trabalhos seguirão para a Rua Paracatu.

Reforço no abastecimento

A elevatória e a rede irão reforçar o abastecimento nas comunidades de Bairu, Bandeirantes, Bom Clima, Quintas da Avenida, Nossa Senhora das Graças, Eldorado, Progresso, Marumbi e Santa Paula. “Graças à nova tubulação, também poderemos viabilizar esse trajeto sem ter que passar pelo Reservatório Henrique de Novaes, garantindo assim mais agilidade e independência para o sistema da região”, explicou o diretor de desenvolvimento e expansão da Cesama, Marcelo Mello do Amaral.

A rede de recalque irá transportar água da nova elevatória, que conta com um conjunto motobomba com potência de 175 cavalo-vapor (cv), para a tubulação existente no cruzamento entre a Avenida Barão do Rio Branco, Centro, e a Rua Paracatu, no Bairro Santa Terezinha. Desse ponto, a água seguirá até os novos reservatórios da Cesama na Rua Jacob Antônio Scoralick, na parte alta do Bairu.

18/5/2022 - SEDH
“Juiz de Fora Solidária no Frio” terá novo ponto de coleta no Shopping Independência
18/5/2022 - PREFEITA
Prefeitura discute alagamentos com moradores dos bairros Democrata e Mariano Procópio