NOTÍCIAS: SESUC
JUIZ DE FORA - 8/12/2021 - 17:12

Conselho Municipal de Segurança visita 2º Batalhão de Polícia Militar

Portal de Notícias PJF | Conselho Municipal de Segurança visita 2º Batalhão de Polícia Militar | SESUC - 8/12/2021
Representantes do Conselho Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Comsuc) passaram a manhã desta quarta-feira, 8, no 2º Batalhão de Polícia Militar (2ºBPM), em Santa Terezinha, a fim de conhecer de perto as atividades desenvolvidas pela Polícia Militar em Juiz de Fora. A visita se deu a convite da própria corporação, que também faz parte do Conselho, com o intuito de mostrar ao grupo as modalidades de atuação, a filosofia, a organização institucional e a cientificidade do trabalho operacional da polícia em nossa cidade.

Com presença expressiva de seus membros, o encontro inaugurou a realização de um evento presencial em dois anos de existência do Conselho de Segurança, sendo marco simbólico para o fortalecimento do órgão e para a integração entre os setores governamentais do município, sociedade civil e as forças de segurança. Compareceram mais de 20 pessoas, representantes das Sociedades Pró-Melhoramentos dos bairros Ipiranga, Benfica, Poço Rico, do Centro Educativo de Juiz de Fora, do Núcleo de Estudos da Violência e Direitos Humanos (NEVIDH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), do Instituto Educação e Cidadania, do Conselho de Segurança Pública da Ordem dos Advogados do Brasil, das Unidades de Prevenção à Criminalidade, do Polo de Evolução de Medidas Socioeducativas, das Polícias Federal, Civil e Penal, dos Bombeiros, da Guarda Municipal, da Associação da Guarda, das Secretarias de Segurança Urbana e Cidadania (Sesuc) e de Mobilidade Urbana (SMU).

O coronel Neir Adriano, comandante da 4ª Região de Polícia Militar (4ªRPM) abriu as exposições, destacando o papel de cada componente da sociedade para a manutenção de um ambiente seguro a todos. Em seguida, foram apresentadas informações sobre a articulação territorial da 4ª Região de Polícia Militar, a qual é dividida em Batalhões, Companhias, Pelotões e Destacamentos. Também foi demonstrado o funcionamento do Sistema de Gestão Operacional (Sigop), que permite a mensuração dos índices em segurança local a partir dos registros de ocorrência policial. O sistema gera estatísticas e faz o georreferenciamento de dados, apontando locais de incidência, dias de prevalência, horários e natureza do delito, por exemplo.

De acordo com o sistema, houve queda de registros de crimes violentos em toda a área de abrangência do 2º Batalhão em 30,29% no ano de 2021. No caso de roubos, o comparativo indica redução de 80 para 54 ocorrências no Centro. O que configura menos 32,5%. No Costa Carvalho, os números variaram de 11 para 9, perfazendo uma diferença de 18,18%. E, no Poço Rico a variação foi de dez roubos registrados em 2020, contra 7 em 2021. Uma redução de 30% no índice.

Durante o encontro houve interação dos participantes com os anfitriões. A secretária de Segurança Urbana e Cidadania, Letícia Paiva Delgado, encerrou a visita agradecendo pela abertura do espaço para o Comsuc, lembrando a data de criação do Conselho em 10 de dezembro de 2019, dia Internacional dos Direitos Humanos. Ela destacou, ainda, a concordância entre o evento e a meta do Plano Municipal de Segurança Urbana e Cidadania que estabelece a Integração entre o Município e as Forças de Segurança Pública, ressaltando a importância do estreitamento das relações entre os membros representantes do órgão. “O Comsuc é um espaço de construção permanente em conjunto. Fortalecer o conselho é fortalecer a cidade”, afirmou.

17/1/2022 - EMPAV
Programa Boniteza realiza operação tapa-buracos em sete bairros da cidade
17/1/2022 - SS
Confira a vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira, 18