NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 26/11/2021 - 16:49

Portal de Notícias PJF | SS reforça pedido de vacinação contra Influenza em razão do aumento de casos em outras cidades | SS - 26/11/2021
Com avanço do número de casos de H3N2 em algumas cidades brasileiras, como no caso do Rio de Janeiro, que sofre com um surto do vírus, a Secretaria de Saúde de Saúde (SS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1. A vacinação no município acontece em 35 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde do Idoso (DSI), neste local destinada de forma exclusiva para os idosos a partir de 60 anos, e no Departamento de Saúde da Mulher Gestante Criança e Adolescente (DSMGCA), com foco na imunização de gestantes, puérperas e crianças de colo.

Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Com a procura abaixo do esperado pelo Ministério da Saúde (MS), a vacinação foi prorrogada novamente, estendendo-se até o dia 17 de dezembro. Em Juiz de Fora, 35 UBSs realizam a vacinação à tarde, das 13h às 16h, nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras, enquanto às quintas acontecem das 13h às 14h. O DSI disponibiliza a vacina para idosos com 60 anos ou mais das 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta, enquanto o DSMGCA vacina também nos dias úteis, das 8h às 14h, as grávidas, puérperas mulheres com até seis meses de pós-parto) e crianças de colo.

A secretária de Saúde, Ana Pimentel, ressalta os graves problemas de saúde pública que os vírus da gripe podem trazer. Ela afirma que não podemos nos descuidar e devemos buscar pela vacina nas Unidades Básicas de Saúde, onde ela é disponibilizada de forma gratuita pelo SUS. “Neste ano estamos todos concentrados em vencer a pandemia de Covid-19, mas não podemos nos esquecer de que existem outros vírus que circulam pelo nosso país. Um destes vírus é a influenza, que pode causar gripes com sintomas fortíssimos. A vacina está disponível na cidade e neste momento peço que todos procurem para vacinar”.

A supervisora do Setor de Imunizações da SS reforça que a vacina é a melhor forma de combater os principais tipos de vírus da gripe que circulam no país. “Estamos fazendo um apelo para que a população procure a UBS e para receber a vacina. Não é só se proteger contra a Covid-19, nós temos várias outras doenças, também com sintomas respiratórios, como é o caso da Influenza, que podem levar a hospitalização e até à óbito.É importante que nós tenhamos um número maior de pessoas vacinadas contra a Influenza, já que quanto mais pessoas protegidas, menor é a circulação do vírus. Ao longo da pandemia, infelizmente, nós tivemos uma queda muito grande nessa cobertura vacinal.

A vacina funciona como uma barreira contra o vírus e se a gente deixar essa barreira aberta, acaba que o vírus consegue entrar novamente, por isso, é muito importante a vacinação. Temos casos de Influenza próximos ao nosso município e até mesmo aqui em Juiz de Fora já foram identificados alguns casos.” afirma Marcilene.

Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto, como carteira de motorista ou documento de identidade (RG). A vacina oferecida é a trivalente, capaz de proteger contra os três principais tipos de vírus “da gripe” em circulação: Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A imunização previne complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga viral, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

Quem recebeu a vacina contra Covid-19 também pode tomar a que imuniza contra a Influenza

Não há mais contraindicações para o recebimento concomitante da vacina contra a Influenza e contra a Covid-19 de forma concomitante. Portanto, quem tomou a vacina contra o coronavírus recentemente pode ser vacinado contra a gripe sem problemas.

Confira os locais de vacinação contra a Influenza

Departamento de Saúde do Idoso - 8h às 11h e 13h às 16h
- Vacinação de idosos com 60 anos ou mais.
Rua Batista de Oliveira, 943, Granbery

Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) - das 8h às 14h
- Vacinação focada nas grávidas, puérperas e crianças de colo.
Rua São Sebastião, 772/776, Centro.

35 UBSs que disponibilizam a vacina contra Influenza à tarde:
- UBS Alto Grajaú, Rua Doutor Leonel Jaguaribe, 178;
- UBS Teixeiras; Rua Custódio Furtado de Souza, 131;
- UBS Vale Verde; Rua Marciano Pinto, 685;
- UBS Vila Ideal; Avenida Francisco Valadares, 1.910;
- UBS Vila Olavo Costa; Rua Jacinto Marcelino, 16.

25/4/2024 - FUNALFA
Museu Ferroviário terá Encontro de Colecionadores e acervo aberto para visitação no sábado, 27
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”