NOTÍCIAS:SEDIC
JUIZ DE FORA - 25/11/2021 - 11:19

Portal de Notícias PJF | “Empreendedorismo e cooperativismo para empoderamento feminino” é tema de palestra nesta 6ª | SEDIC - 25/11/2021
Como parte da campanha “‘Nossas vidas importam”- 21 dias de ativismo pelo fim das violações de Direitos Humanos das mulheres”, projeto que conta com a participação de toda Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), em parceria com a Secretaria Especial de Direitos Humanos, promoverá, nesta sexta-feira, 26, uma palestra sobre “empreendedorismo e cooperativismo para empoderamento feminino”.

O encontro está agendado para as 9h, na Casa da Mulher (Av. Garibalde Campinhos, 169, bairro Vitorino Braga) e será ministrada pelas assessoras da Sedic, Adriana Freitas e Juliana Macário; além do coordenador da Sala do Empreendedor, Diego Farnezi. A conversa terá como objetivo apresentar para as mulheres vítimas de violência doméstica alternativas para geração de emprego e renda.

Para Adriana Freitas, “essa palestra será muito importante, porque a maioria dessas mulheres são impedidas de exercer uma profissão, e essa falta de independência financeira as mantém submissas e presas a relacionamentos violentos. Outro ponto que vale destacar, é que estudos do Banco Mundial apontam que melhorar a renda de uma mulher, em um real, gera benefícios para toda a comunidade. O mesmo não acontece com os homens. Se elas têm filhos, essa renda é revertida no benefício familiar, ou seja, na alimentação e educação. Então, o empreendedorismo feminino tem o poder da transformação social na construção de uma rede, na qual a mulher reinveste todo o dinheiro que ela ganha”.

Segundo Diego Farnezi, a Sala do Empreendedor vai apresentar o que tem sido feito em Juiz de Fora, principalmente sobre as oportunidades e os segmentos que têm maior adesão. Também haverá orientação sobre o processo de formalização de uma empresa, quais são os passos e os documentos necessários. “Vamos contextualizar o cenário econômico atual, mencionado alguns casos de sucesso de empreendedoras femininas. Essa será uma boa oportunidade para encorajar essas mulheres a realizar o sonho de abrir o próprio negócio”, afirma o coordenador da Sala.

8/12/2021 - CGM
OGM promove curso de capacitação em Ouvidoria
8/12/2021 - SEAPA
Mercado Municipal terá horário estendido a partir desta quinta-feira, dia 9