NOTÍCIAS:SEDH
JUIZ DE FORA - 25/11/2021 - 10:54

Portal de Notícias PJF | "Nossas vidas importam": SEDH lança capacitação para atendimento de mulheres em situação de violência | SEDH - 25/11/2021
Nesta quinta-feira, 25, quando é celebrado o Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) abriu inscrições para uma capacitação de trabalhadores que atuam no atendimento a mulheres em situação de violência doméstica ou de gênero. Organizado pelo Departamento de Formação e Educação e Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH), o curso se destina a servidores da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a pessoas que atuam na área, destacando a importância deste serviço como parte de uma rede de apoio especializada.

A iniciativa integra a campanha “Nossas vidas importam - 21 dias de ativismo pelo fim das violações de Direitos Humanos das mulheres”, promovida pela SEDH. A campanha tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para prevenir agressões à mulher. A programação completa está disponível aqui.

A supervisora de formação e educação permanente em Direitos Humanos da SEDH, Mericol Freitas, destacou a importância de um serviço de acolhimento efetivo. "A cada dois minutos, uma mulher é vítima de agressão em algum lugar do mundo. Para combater esta realidade, o curso pretende abranger trabalhadores das mais diversas secretarias da PJF, inclusive os que já realizam este tipo de atendimento, proporcionando um olhar diferenciado sobre esta situação, que, muitas vezes, enfrenta o descrédito da sociedade”.

Ao longo dos trabalhos, serão abordados ainda os direitos da mulher, a legislação da área e o conceito do que pode ser tido como um ato violento. Será realizado também um debate sobre os modelos brasileiros de masculinidade e seu impacto sobre os índices de violência.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente aqui, até 10 de dezembro. Serão disponibilizadas cem vagas. A capacitação terá início no dia 11 de janeiro, sendo ministrada de forma virtual, com carga horária total de 20 horas. O cronograma completo está disponível em documento em anexo, no fim deste texto.

Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres

Na manhã desta quinta, 25, a SEDH ainda distribuiu laços laranjas para os servidores da PJF, simbolizando a adesão da administração municipal ao Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres. A data é uma homenagem às irmãs Minerva e Maria Teresa Pátria, que fizeram oposição ao ditador Trujillo, e, por isso, foram assassinadas em 1960, na República Dominicana.

A Secretaria de Governo (SG) também participou das comemorações com uma intervenção artística no térreo do prédio da PJF: foram expostas dez imagens de sombras de corpos e, nelas, foram colocadas palavras representando violências sofridas pelas mulheres. Também foram expostas descrições dos cinco tipos de violência especificados pela Lei Maria da Penha: física; psicológica; sexual; patrimonial; e moral.

Já a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) realizou uma intervenção artística no Pam Marechal, às 9h30.

Confira o documento anexo

Outras informações:
(32) 3690-7331 ou sedh@pjf.mg.gov.br - Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH)

8/12/2021 - SS
Secretária de Saúde realiza live sobre o Dezembro Vermelho
8/12/2021 - FUNALFA
Programa Gente em Primeiro Lugar apresenta audição de violino
8/12/2021 - DEMLURB
Demlurb intensifica coleta conteinerizada na região Central da cidade
8/12/2021 - SS
Secretária de Saúde homenageia líder comunitária na UBS Vale Verde
8/12/2021 - SEDH