| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 27/10/2021 - 09:28



Laboratório Central é referência em diagnósticos e realiza mais de 110 mil exames por mês



Portal de Notícias PJF | Laboratório Central é referência em diagnósticos e realiza mais de 110 mil exames por mês | SS - 27/10/2021
Como forma de auxiliar no diagnóstico e dar rapidez aos resultados de exames da Rede Pública, a Secretaria de Saúde (SS) conta com uma ferramenta importante: o Laboratório Central da Prefeitura de Juiz de Fora (Lacen). O local, que fica no segundo andar da UBS de Vila Ideal, é referência no município para exames em hematologia, bioquímica, hormônios, urina, fezes e imunologia. Atualmente, são atendidos, em média, cerca de 550 pacientes por dia e realizados mais de 110 mil exames por mês.

Ações integradas entre promoção, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, são as chaves para prover uma melhora na qualidade da saúde pública. Atuando com base nessas premissas, o Lacen atende a demanda de diversos estabelecimentos locais, através de exames solicitados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS); Departamento Internação Domiciliar (DID); Consultório de Rua; Banco de Leite; Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); e também das amostras que são coletados na Loja 1 do PAM Marechal.

“Sabemos que a integração das ações de promoção à saúde são essenciais para a melhoria da qualidade da saúde, por isso trabalhamos cada dia para que possamos atender um número maior de pacientes, mas também garantir a qualidade dos exames que aqui são realizados”, conta a farmacêutica bioquímica e supervisora de análises clínicas do Lacen, Patricia Enham Lima.

Para atender com qualidade a demanda da Rede Pública, o Laboratório Central conta com uma estrutura automatizada e equipamentos de excelência. A supervisora da Unidade explica que, “em alguns setores como de urinálise, hematologia, bioquímica, hormônios e hemoglobina glicada, as análises são realizadas em aparelhos de ponta, onde seus resultados saem direto para o sistema de gestão do laboratório, garantindo uma maior rapidez e diminuição de erros quanto à digitação, por exemplo”. Além disso, como forma de acelerar o processo, a automatização permite que os resultados dos exames fiquem disponíveis on-line para a maioria das UBS.

“Os modelos dos equipamentos que usamos estão presentes em grandes laboratórios, de grandes centros, e alguns deles são únicos na cidade de Juiz de Fora”, conta Patrícia. Entre eles está um aparelho que utiliza a metodologia de química seca, ou seja, não utiliza água para realização dos exames. Segundo a supervisora, “isso permite uma menor interferência nos resultados e, principalmente, na quantidade de resíduos líquidos gerados, que são mínimos e não causam impacto ao meio ambiente”.

A importância do diagnóstico

A pandemia fez com que o número geral de diagnósticos caísse em todo Brasil. Segundo dados do Ministério da Saúde (MS), o ano de 2020 apresentou uma queda de 20% em relação a 2019, na quantidade de exames realizados no país. No âmbito municipal, também houve uma retração. Para Patrícia Lima, "estamos retornando de um período tenso no que tange à saúde e, só agora, os pacientes estão retornando para realização de exames de controle, tratamento e diagnóstico. Apesar de atendermos muita gente, nós temos capacidade de atender um número ainda maior por dia”.

Para além da importância da detecção da doença em estágios iniciais, que permite um prognóstico melhor, os diagnósticos realizados pelo Lacen se transformam em levantamentos estatísticos, “que permitem avaliar como anda a saúde de nossos usuários por regiões e trabalhar ações de prevenção nos locais que forem mais necessários”.

O Laboratório Central da Prefeitura de Juiz de Fora possui um controle de qualidade interno e externo (com avaliação Excelente) que garante a confiança nos resultados.




 IMPRIMIR 
25/4/2024 - SE
Escola Municipal Doutor Cássio Vieira Marques promove “Café Literário”
24/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego atrai 800 candidatos em busca de oportunidades de empregos
24/4/2024 - SE
Estudantes da E. M. Professora Thereza Falci realizam atividades de campo na UFJF
24/4/2024 - FUNALFA
Últimos dias: Espetáculo “Fuxico” tem ingressos promocionais
24/4/2024 - SEL
PJF divulga o 6º boletim da Copa Prefeitura de Futsal
24/4/2024 - EMPAV
Prefeitura revitaliza praça Therezinha Fleury Cruz no bairro São Pedro
24/4/2024 - SESUC
Guarda já recolheu 85 animais silvestres em 2024
24/4/2024 - SETUR
Projeto “Caminhando pela História” promove visita guiada pelo centro histórico e Mercado Municipal
24/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil apresenta ações preventivas na Chamada Geral dos Bombeiros
24/4/2024 - SG
PJF realizará inauguração do “Rua de Brincar” no bairro Sagrado Coração de Jesus no domingo, 28
24/4/2024 - SE
Programação para celebrar os povos indígenas movimenta a Escola Municipal Álvaro Lins
24/4/2024 - SS
PJF realiza celebração do Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho 
24/4/2024 - SEDH
Documentário "Carta de Linhares: a tortura revelada" terá exibição no Teatro Paschoal Carlos Magno
24/4/2024 - SE
Crianças da Escola Municipal Jardim de Alá se divertem durante a Semana Literária
24/4/2024 - FUNALFA
Casarão histórico de Sarandira ganha projeto de restauro das pinturas parietais
24/4/2024 - SETUR
Comtur/JF discute propostas para atualizar o Plano Municipal de Turismo
24/4/2024 - SG
Praça da Estação recebe mais uma edição da “Coleta Seletiva na Praça”
24/4/2024 - SE
Parceria entre PJF e ArcelorMittal garante óculos para 300 crianças da Rede Municipal de Ensino
24/4/2024 - SAS
Serviço Especializado de Abordagem Social orienta população em situação de rua no Parque Halfeld
24/4/2024 - DEMLURB
Parque Halfeld recebe evento de adoção do Canil Municipal neste sábado, 27
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2