NOTÍCIAS: MUSEU MARIANO PROCÓPIO
JUIZ DE FORA - 19/10/2021 - 09:41

Historiador da Mapro participa de debate sobre espaços culturais de JF

Portal de Notícias PJF | Historiador da Mapro participa de debate sobre espaços culturais de JF | MUSEU MARIANO PROCÓPIO - 19/10/2021
O historiador da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), Sérgio Augusto Vicente, é um dos convidados para a live de lançamento do projeto “Diálogos e Narrativas”, promovido pela Casa D´Itália de Juiz de Fora. Em formato de roda de conversa, o evento, que vai reunir profissionais com atuação em três espaços culturais da cidade, acontece na próxima quarta-feira, 20, às 20h, com transmissão pelo YouTube. O conteúdo é livre para todos os interessados.

Sérgio conta que a proposta é incentivar a troca de saberes e experiências entre profissionais das instituições representadas, com foco também nos diferentes públicos. A roda de conversa vai abordar temas relacionados à gestão, ao acervo, à preservação e à divulgação do patrimônio cultural. Além do historiador da Mapro, a live terá representantes do Museu de Artes e Ofícios Bodoque (Frederico Lopes) e da própria Casa D´Itália (Paola Frizero). A mediação será de Rafael Bertante, editor da Revista “Casa D´Italia”. Conforme Rafael, o projeto “Diálogos e Narrativas” deve ter periodicidade mensal.

Mantido pela Prefeitura de Juiz de Fora, o Museu Mariano Procópio completou cem anos em 23 de junho, sendo o primeiro museu de Minas Gerais e um dos mais importantes do Brasil. A instituição mantém um acervo eclético que tem em torno de 53 mil peças de valor histórico, artístico e científico. Durante o período de pandemia, com a suspensão das visitas e dos eventos presenciais, o equipamento urbano buscou manter a interlocução com o público em ambiente virtual, transmitindo conteúdos por meio de filmes, lives, documentários e da websérie “A Peça da Semana”.

A equipe também criou mecanismos de interação com os usuários por meio de ações como o concurso de poesia “Costurando Presente, Passado e Futuro”, que, em 2020, mobilizou professores de todos os níveis de ensino e alunos da educação básica. Outra ação é a distribuição periódica de mudas de plantas do parque, que foi reaberto ao público no último dia 12, com a exposição “Representações da Infância nas Fotografias da Família Imperial Brasileira”.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM