NOTÍCIAS:SEDH
JUIZ DE FORA - 13/10/2021 - 17:09

PJF apresenta relatório final do Plano de Contingência de Baixas Temperaturas

Portal de Notícias PJF | PJF apresenta relatório final do Plano de Contingência de Baixas Temperaturas | SEDH - 13/10/2021
Na tarde desta quarta-feira, 13, a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) promoveu mais uma reunião ordinária do “Comitê Intersetorial de Elaboração, Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua” - Comitê Pop Rua - JF. Realizado virtualmente, o encontro teve como foco a apresentação do relatório final do Plano de Contingência de Baixas Temperaturas, além da aprovação do regimento interno do comitê.

Além da SEDH, a reunião contou com a presença de representantes da sociedade civil e das secretarias da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) que participaram do Plano de Contingência, como Secretaria de Governo (SG), Assistência Social (SAS), Saúde (SS), Comunicação (Secom), Guarda Municipal, Defesa Civil e Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa).

Entre julho e setembro, essas secretarias atuaram de forma integrada, promovendo ações como: monitoramento do clima e da sensação térmica, com emissão de alertas para a população, entrega de 50 colchões doados pelo Exército, montagem de abrigos temporários, cadastro de pessoas em situação de rua, além da realização de 180 vacinações para este público-alvo, ações de acolhimento noturno e ações gerais de atendimento para 570 pessoas. A partir destes resultados, serão elaboradas recomendações para aprimorar o Plano de Contingência em 2022.

“Foi um momento muito rico, que mostrou a importância de uma ação intersetorial articulada. Isso mostra que estamos no caminho certo, uma vez que a construção de uma política pública só é efetiva se houver essa ampla articulação das mais variadas áreas da PJF”, afirmou o secretário da SEDH, Biel Rocha.

Para a secretária de Assistência Social, Malu Salim, a chegada do frio intenso em junho proporcionou uma oportunidade de aprendizado, na qual foi preciso inovar e pensar coletivamente: “em todos meus anos de serviços público, raramente vi profissionais tão dedicados e uma integração como esta promovida pela PJF. A pandemia escancarou os problemas sociais em nosso país e agora é a hora de repensar como devemos acolher os moradores de rua, tendo a subjetividade em primeiro lugar”.

Comitê Pop Rua - JF

Criado por meio do Decreto n.º 14.489, instituído em 20 de abril de 2021, o Comitê Pop Rua – JF tem como proposta elaborar, acompanhar, monitorar e gerir a política municipal para a população em situação de rua. Ele é composto, paritariamente, por onze representantes do poder público e onze da sociedade civil (titulares), sendo três da população em situação de rua e oito de entidades que possuam atuação direta ou indireta na temática da população em situação de rua e respectivos suplentes.

Outras informações:
(32) 3690-7331 - Secretaria Especial de Direitos Humanos ou sedh@pjf.mg.gov.br

Foto: Assessoria

19/10/2021 - SS
Prevenção e autoconhecimento são fundamentais no combate ao Câncer de Mama
19/10/2021 - SRH
SRH segue com agendamento de exames pré-admissionais para profissionais da educação
19/10/2021 - FUNALFA
Inscrições para artistas e expositores para feira cultural no Espaço Cidade seguem até sexta, 22
19/10/2021 - SO
Projeto Boniteza instala lâmpadas de LED no Calçadão da Halfeld e na Rua São João
19/10/2021 - SMU