| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |

NOTÍCIAS: SS
JUIZ DE FORA - 3/8/2021 - 15:58

Agosto Dourado é marcado por eventos no Banco de Leite Humano

Portal de Notícias PJF | Agosto Dourado é marcado por eventos no Banco de Leite Humano | SS - 3/8/2021
O Agosto Dourado é o mês de incentivo ao aleitamento materno, que deve ser exclusivo até os seis meses de vida do bebê e é recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que ocorra até os dois anos de idade. Segundo a supervisora do Banco de Leite Humano de Juiz de Fora, Sílvia Raquel Victor, a cor dourada faz alusão ao padrão ouro de qualidade do leite materno, que foi definido pela OMS, por ser um alimento fundamental para a saúde das crianças nessa fase da vida, já que possui anticorpos necessários para o desenvolvimento do seu sistema imunológico.

Além disso, essa celebração do Agosto Dourado é importante para o incentivo à doação de leite materno, já que bebês prematuros necessitam deste aleitamento. Neste ano, o Banco de Leite Humano de Juiz de Fora (BLH), vinculado ao Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente (DSMGCA) irá lembrar a data com eventos de atendimento às gestantes e mães, para que possam tirar dúvidas e entender como é o processo de amamentação, a doação de leite e os cuidados para armazená-lo.

Doação de leite humano

Ainda de acordo com a supervisora do BLH, “toda mulher que amamenta e produz um volume de leite além da necessidade do seu bebê é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação e se dispor a ordenhar e a doar o excedente a um banco de leite humano”. Ela ainda explica que, segundo o Fundo das Nações Unidas (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade. Estudos recentes mostraram que a promoção do aleitamento materno exclusivo é a intervenção isolada em saúde pública com o maior potencial para a diminuição da mortalidade neonatal e na infância. Isso reforça a importância da doação e o incentivo ao aleitamento materno.

Por outro lado, Sílvia explica que caso a mulher apresente sintomas da síndrome respiratória SARS-CoV-2, Covid-19 , ou confirme que está com a doença, a doação de leite deve ser suspensa pelo período de 14 dias, contando o primeiro dia do sintoma. Já a amamentação de bebês em mães com suspeitas ou confirmação de Covid-19 deve ser mantida, de acordo com informações do Ministério da Saúde (MS), desde que a pessoa deseje amamentar e esteja em condições clínicas adequadas para fazê-lo. Ela também deve implementar medidas de higiene adequadas como lavar as mãos ao menos por 20 segundos com água e sabão, usar álcool em gel 70% nas mãos antes de tocar o bebê ou antes de retirar leite materno e usar uma máscara cobrindo completamente nariz e boca durante as mamadas e evitar falar ou tossir durante a amamentação.

Além disso, a supervisora do BLH destaca que a Rede Brasileira de Leite Humano, afirma que quando a mulher recebe a vacina contra a Covid-19 ela pode continuar amamentando e doando o leite materno, já que não existem riscos para os bebês.

Doação de frascos de vidro

Além da doação de leite humano o BLH, também incentiva a doação de frascos de vidro com tampa de plástico rosqueável para o armazenamento do leite materno. Silvia Raquel ainda explica que, os recipientes plásticos não suportam o aquecimento durante a pasteurização e são recomendados os potes de café solúvel, ou algum no mesmo modelo. O fato de terem a boca mais larga facilita todo o procedimento. A enfermeira ressalta ainda que potes com o fechamento a vácuo, como os de azeitona ou extrato de tomate, também não poderão ser utilizados, pois tem fechamento inadequado e a tampa de metal pode contaminar o leite.

Silvia finaliza destacando que “doar leite materno humano é um gesto que salva vidas. O leite materno é importante para todos os bebês, principalmente para os que estão internados e não podem ser amamentados pela própria mãe”, reforçando a campanha.
Para quem deseja realizar a doação de leite materno pode procurar o Departamento de Saúde da Mulher, Gestante, Criança e Adolescente na Rua São Sebastião, nº 772 , Centro.

A programação completa do evento segue abaixo:

2/8 - Abertura da Semana Mundial no BLH /JF –
Distribuição de material gráfico (folders no prédio do DSMGCA)
Decoração do BLH – Semana Mundial/Agosto Dourado

3/8 - Salas de espera sobre o aleitamento materno e doação de leite humano(no prédio do DSMGCA)

5/8 - Ações em Educação em Saúde para promoção do Aleitamento Farmácia Central – Rua Espírito Santo. De 09 às 12hs.

Salas de espera sobre o aleitamento materno e doação de leite humano (no prédio do DSMGCA)

6/8 - Salas de espera sobre o aleitamento materno e doação de leite humano ( no prédio do DSMGCA)

19/8 – 14H- Oficina Aleitamento Materno – Residência Médica (PJF) e Acadêmicos de enfermagem UFJF 7º Período

26/08 – 19h - Live : Dialogando sobre Aleitamento materno- Orientações e Cuidados na lactação