|   -A     Padrão     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS:SE
JUIZ DE FORA - 8/4/2021 - 16:31



Escolas compartilham saberes e experiências em reunião de lideranças da rede municipal



Portal de Notícias PJF | Escolas compartilham saberes e experiências em reunião de lideranças da rede municipal | SE - 8/4/2021
Na manhã da quarta-feira, 7, a equipe do gabinete da Secretaria de Educação (SE) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) reuniu-se com diretoras(es) e vice-diretoras(es) das escolas municipais e com coordenadoras das creches parceiras da Prefeitura.

Na abertura do encontro, o projeto “Tira-gostos Freireanos” (criado em 2021 pelo grupo “Caravana de Histórias” da SE, em comemoração ao centenário do patrono da educação brasileira, Paulo Freire) possibilitou um diálogo poético a partir de um trecho de “Luar do Sertão” (letra de Catulo da Paixão Cearense), do texto “A esperança de Vó Filó” (da autora mineira Magda Trece) e do tempo de “Esperançar” presente na obra de Paulo Freire.

Lembrando os princípios basilares da atual gestão da PJF (Ética e Transparência, Participação, Austeridade, Impacto na Sociedade), a Secretária de Educação, Nádia Ribas, mencionou as parcerias da SE com a Empav, para limpeza das escolas, e com a Secretaria de Saúde, em torno da construção do protocolo para a realização de atividades nas creches e nas escolas, no modo híbrido ou presencial.

Entre outros assuntos abordados com gestoras e gestores das creches parceiras e das escolas municipais, a Secretária comunicou a mudança na gerência do Departamento de Educação Infantil (DEI) da SE, agradecendo pela contribuição da professora Ana Lúcia Lopes, que passará a atuar no Departamento de Planejamento Pedagógico e de Formação da SE, e apresentando às lideranças das instituições a professora Víviam Carvalho.

A gerente do DEI, Víviam Carvalho, expressou sua gratidão pelo acolhimento na SE e falou sobre seu percurso na rede municipal, como professora e gestora de escola. Em seguida, com o mote “Educação Infantil em tempos de pandemia: desafios e possibilidades”, apresentou detalhes das práticas desenvolvidas na Escola Municipal Bonfim, neste contexto de excepcionalidade.

“Na Educação Infantil, falamos da experiência com as múltiplas linguagens e os eixos estruturantes do trabalho são as interações e as brincadeiras, que pautam a forma como estabelecemos as relações com as famílias e as crianças em tempo remoto”, ressaltou.

Aprofundando a troca de saberes na rede municipal de educação, a diretora Cátia Fernanda Tolomelli e o coordenador Alexandro Borges compartilharam experiências da Escola Municipal Professor Oscar Schmidt, apresentando ao grupo a proposta interdisciplinar intitulada “Ação Educativa e Isolamento Social: Informação, Educação e Comunicação”.

"Logo que foram suspensas as atividades presenciais, em março de 2020, sentimos uma grande necessidade de fazer o acolhimento e a aproximação com os nossos alunos, visto que a escola é uma referência muito forte para eles", destacou a diretora.

Alexandro abordou os três eixos da proposta desenvolvida na escola, que incluiu uma ação de reorganização do espaço físico para um possível retorno de modo seguro e com a criação de um ambiente favorável de educação, confiança e carinho.

“Por meio da arte do grafite, em parceria com o Gente em Primeiro Lugar, programa da PJF do qual a escola faz parte, o muro e as paredes da instituição foram transformados em mensagens propositivas de enfrentamento à pandemia, de um modo criativo e lúdico, promovendo mudança de hábitos e proporcionando identidade, acolhimento e afeto”.

Encerrando a reunião, a subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Graciele Fernandes, ratificou o desejo da gestão de anunciar, em cada encontro, alguns dos trabalhos desenvolvidos na rede municipal de educação.

“Que possamos sempre exaltar e lançar os olhos sobre o belíssimo trabalho feito, trazendo, nesses momentos de reunião, a potência de nossa rede latente”, concluiu.



 IMPRIMIR 
20/4/2021 - SS
PJF pré-cadastra trabalhadores da saúde que não foram imunizados
20/4/2021 - SECOM
Secom promove palestra para agentes de saúde do Centro de Adoção Municipal
20/4/2021 - DEMLURB
Pela primeira vez em 13 anos, ecoponto de pneus inservíveis é 100% esvaziado
20/4/2021 - CESAMA
Cesama realiza reparos em rede no Centro e região Leste tem abastecimento comprometido
20/4/2021 - SS
Secretaria de Saúde vacina mais de 4 mil pessoas contra a Influenza em cinco dias
20/4/2021 - SRH
PJF divulga resultado de processo seletivo para supervisor clínico
20/4/2021 - SRH
Confira os serviços da PJF no feriado de Tiradentes
20/4/2021 - SS
Cirurgias eletivas continuam suspensas no município
20/4/2021 - SESUC
Segurança tem vacinação nestas terça e quinta-feiras, dias 20 e 22
20/4/2021 - DEMLURB
Coleta de lixo será interrompida nesta quarta-feira, 21, feriado de Tiradentes
20/4/2021 - SETUR
Setur lança Fórum para retomada do turismo com a presença de entes municipais e estaduais
20/4/2021 - SESUC
Homem invade prédio da Vigilância em Saúde e é preso pela Guarda Municipal e PM
20/4/2021 - SO
Secretaria de Obras presta serviço em mais de 30 bairros e em distritos nesta terça, dia 20
20/4/2021 - SO
Obra do Viaduto Hélio Fádel Araújo tem previsão de término para agosto
20/4/2021 - SS
Vacinação contra Covid-19 em idosos com 63 anos ou mais continua neste feriado
20/4/2021 - SE
Diálogo Inclusivo da SE abordará autismo funcional e adversidades ao longo da vida
20/4/2021 - SS
Uso correto de máscaras é uma das principais ações de combate ao coronavírus
19/4/2021 - PREFEITA
Prefeitura institui Mesa de Diálogo e Mediação de Conflitos sobre transporte coletivo
19/4/2021 - SESMAUR
No primeiro fim de semana do retorno à faixa vermelha, fiscalização orienta estabelecimentos
19/4/2021 - EMPAV
Operação Boniteza prossegue com serviços pela cidade
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2