NOTÍCIAS:SEDH
JUIZ DE FORA - 7/4/2021 - 14:34

PJF realiza reunião virtual com a Comissão da Pessoa Idosa da Câmara Municipal

Portal de Notícias PJF | PJF realiza reunião virtual com a Comissão da Pessoa Idosa da Câmara Municipal | SEDH - 7/4/2021
Foi realizada nesta quarta-feira, 7, às 10h, uma reunião virtual entre a prefeita Margarida Salomão e alguns integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), para discutir sobre a extinção do Departamento do Idoso e a nova gestão das políticas públicas para pessoas desta faixa etária no município.

A reunião estava programada para acontecer no dia 31 de março, mas foi adiada a pedido da chefe do executivo por se tratar de um tema que abrange a participação de alguns secretários da administração municipal. O assunto também envolve propostas da nova gestão que garantam efetividade às políticas públicas voltadas às pessoas idosas.

O encontro virtual contou com a participação dos titulares das secretarias de Direitos Humanos, Biel Rocha; de Assistência Social, Malu Salim; de Saúde, Ana Pimentel, além de vereadores que compõem a comissão, como Julinho Rossignoli, presidente da comissão; Tiago Bonecão e André Luiz, entre outros convidados.

A prefeita Margarida aproveitou o momento para lembrar que Juiz de Fora elegeu uma prefeita idosa e que “não temos mais um departamento do idoso, mas, as políticas para os idosos não dependem de existir um departamento. Elas são desenvolvidas em conjunto por diversos setores da Prefeitura”.

Margarida disse, ainda, que é preciso ter um novo olhar sobre esta faixa etária. “O idoso não é uma pessoa com algum tipo de deficiência ou doença. Temos que assegurar participação social, frentes de trabalho que podem ser desenvolvidas para idosos, ouvir pessoas atuantes nesta área e nos articular para que Juiz de Fora seja um lugar com protagonismo de pessoas idosas com políticas para elas”.

A secretária de Assistência Social, Malu Salim, enfatizou que a pasta já realiza vários trabalhos com os idosos, mas é necessário empoderá-los. “Nesse momento, nós, enquanto governo, estamos tentando empoderar os idosos. É lógico que precisamos ter a parte lúdica, dança, artesanato, mas precisamos estar em contato com eles para sabermos o que eles querem. Queremos fortalecer, no território desses idosos, as atividades que eles podem desenvolver, por exemplo, nos Cras, para além da pandemia. Nenhum idoso tem direito violado enquanto possui capacidade cognitiva. Para além de andar, é preciso que ele tenha capacidade cognitiva, autonomia e dignidade. As intervenções devem ser feitas no sentido de autonomia e independência do idoso e trabalhar em cima da realidade dos idosos de nossa cidade”.

A secretária de Saúde, Ana Pimentel, destacou que “a política pública de saúde tem que ser construída onde o idoso vive, na atenção primária à saúde e nas UBSs”. Ana pontuou, ainda, que a ausência do departamento no organograma não significa o fim dos serviços prestados pelo setor e sim um aprimoramento. “Não tivemos redução dos serviços de saúde e uma de nossas prioridades foi vacinar a população idosa. Os serviços permanecem no mesmo lugar, nós alteramos somente o organograma. Os serviços de saúde voltados para a população idosa serão fortalecidos em todos os espaços públicos de assistência à saúde no município”.

O secretário Especial de Direitos Humanos, Biel Rocha, ressaltou a importância do cuidado com os idosos. “O processo de envelhecimento reflete uma melhoria na situação social da população e é uma conquista cultural. Envelhecer bem e com dignidade se tornou um desafio para esta população. É preciso desconstruir o idoso como passivo e improdutivo. Eles têm que ser incluídos e não segregados. O direito da pessoa idosa deve estar presente em todas as secretarias.
O vereador Julinho Rossignoli, presidente da comissão, demonstrou sua satisfação diante da preocupação da gestão atual com a população idosa. “Fiquei muito satisfeito de estarmos mantendo o departamento da pessoa idosa com os atendimentos. Mais uma vez gostaria de agradecer a nossa prefeita pela sensibilidade na manutenção e na ampliação do espaço”.

Outras informações:
(32) 3690-7331 - Secretaria Especial de Direitos Humanos (Sedh)

20/4/2021 - SS
PJF pré-cadastra trabalhadores da saúde que não foram imunizados
20/4/2021 - SECOM
Secom promove palestra para agentes de saúde do Centro de Adoção Municipal
20/4/2021 - DEMLURB
Pela primeira vez em 13 anos, ecoponto de pneus inservíveis é 100% esvaziado
20/4/2021 - CESAMA
Cesama realiza reparos em rede no Centro e região Leste tem abastecimento comprometido
20/4/2021 - SS
Secretaria de Saúde vacina mais de 4 mil pessoas contra a Influenza em cinco dias