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JUIZ DE FORA - 11/2/2016 - 17:41
Número de reclamações contra operadora Vivo aumenta na cidade
A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informou nesta quinta-feira, 11, que o número de atendimentos e reclamações contra a operadora Vivo vem aumentando nos últimos anos. Só em 2016 já chegou a 145.
Segundo o superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, “está havendo uma precarização dos serviços prestados pela Vivo em Juiz de Fora. A operadora sequer tem uma loja física própria para atendimento ao consumidor. Ao procurar a loja para reclamações com relação ao serviço, o interessado é direcionado para o telefone do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa, ou seja, não existe um atendimento pessoal para recepcionar o consumidor.”
A consumidora Maria Elizabeth Arantes, por exemplo, está com um problema pendente, relacionado à operadora, desde novembro do ano passado. Ela realizou um plano empresarial que engloba uma linha virtual e quatro de telefones móveis. Desde esse período, uma dessas linhas parou de funcionar. No final deste mês ela recebeu uma cobrança de R$ 620,25, sendo que R$ 428,51 se referem às despesas relacionadas ao problema.
Ao levar o aparelho na loja física da operadora, para verificar o motivo do vício e contestar a fatura, foi informada que o chip da linha de telefone móvel apresentava defeito, estando aparentemente inativo. Foi aconselhada, então, a entrar em contato com a central de atendimento da operadora, que informou que o número da linha vinha sendo utilizado por outro chip, mas que continuava vinculado ao seu plano empresarial e a seus dados cadastrais. Ela estava sendo cobrada por um serviço que outra pessoa vinha utilizando e, por isso, foi aberto um processo de fraude.
A consumidora tentou cancelar os serviços da operadora mais de uma vez, no entanto, continuou a receber as faturas relacionadas à mesma linha, já que, segundo a Vivo, não é necessário quitar as faturas enquanto o processo estiver em andamento. “Agora não consigo mais confiar nessa empresa. Tenho medo de não ser a única a utilizar a minha própria linha e a pagar por algo que não deveria”, afirmou Maria Elizabeth.
O número de atendimentos da operadora no Procon aumentou nos últimos quatro anos. Em 2012 foi de 431, e no último ano, 1.104. De 2014 para 2015 o aumento foi de 24,18%.
Caso o consumidor tenha alguma dúvida ou queira fazer reclamação sobre serviços ou produtos, a orientação é procurar um dos postos de atendimento do Procon/JF, listados abaixo:
PROCON/JF CENTRO
Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30
Tel.: (32) 3690-7611 / 3690-8438
PROCON/JF NORDESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORDESTE
Rua Santa Terezinha, 172 - Bairro Santa Terezinha
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8 horas às 12h30
Tel.: (32) 3690-8610 / 8603 / 8605
PROCON/JF SUL - ESPAÇO CIDADÃO JF SUL
Rua Porto das Flores, 270 - Bairro Santa Luzia
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 13 horas às 17h30
Tel.: (32) 3690-8301
PROCON/JF NORTE - ESPAÇO CIDADÃO JF NORTE
Rua Inês Garcia, 357 - Bairro Benfica
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 8 horas às 17h30
Tel.: (32) 3690-7877 / 7918
PROCON/JF OESTE - ESPAÇO CIDADÃO JF OESTE
Av. Presidente Costa e Silva, 1.800 - Bairro São Pedro
Atendimento: segunda a sexta-feira / das 13 horas às 17h30
Tel.: (32) 3690-8285
* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon/JF pelo telefone 3690-8439.
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