NOTÍCIAS: SEDETTUR
JUIZ DE FORA - 1/12/2015 - 12:43

Portal de Notícias PJF | “Você+Empreendedor”: projeto já formalizou mais de 220 microempreendedores individuais | SEDETTUR - 1/12/2015
Na última quinta-feira, 26, dezenas de trabalhadores tiveram a oportunidade de se tornar microempreendedores individuais (MEIs) de forma rápida, simples e desburocratizada. O projeto, realizado pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), em parceria com outras secretarias municipais e com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae MG), teve a terceira edição realizada na Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho, no Bairro Vila Ideal, região sudeste de Juiz de Fora.

O evento reuniu todos os serviços necessários para que o cidadão se torne um MEI, inclusive com expedição do alvará de funcionamento no local. Parceiros ofereceram orientações sobre linhas de crédito e gestão, esclareceram sobre certificado digital e plano de saúde com vantagens diferenciadas para os MEIs. O titular da Sdeer, André Zuchi, lembra que o objetivo do projeto é facilitar a formalização, levar conhecimento e divulgar a importância do empreendedorismo, principalmente diante do cenário econômico atual. “É a Prefeitura dando às pessoas a oportunidade de gerar renda e emprego, já que o microempreendedor pode contratar um funcionário”.

O supervisor de Geração de Emprego, Renda e Empreendedorismo da Sdeer, Diego Farnezi, disse que esse é um projeto de grande importância para a população. Ele explica que “o projeto permite que as pessoas tenham uma alternativa além do emprego formal. Muitos já exercem suas atividades e, em sua maioria, não conhecem a facilidade e os benefícios em obter seu alvará de localização e ainda ter os benefícios de se tornar uma pessoa jurídica, o que torna a compra de produtos, como matérias-primas e produtos para revenda, muito mais fácil e menos burocrática”.

Mais de 50 pessoas atendidas

Foram atendidas 54 pessoas, e 22 alvarás foram expedidos durante todo o evento. Jerônimo Fernandes da Costa foi o primeiro a sair do local com o documento nas mãos. Ele possui uma lanchonete e buscava se formalizar para ampliar o negócio. Já tinha tentado antes e não obteve sucesso: “Estou muito satisfeito com o evento. Foi muito rápido e fácil de resolver”.

A manicure Priscila Almeida também não obteve sucesso na primeira tentativa de se formalizar, segundo ela, porque é um processo que demanda tempo. Na ação, em menos de 45 minutos, Priscila estava formalizada. “Achei ótimo o evento, porque tenho muito pouco tempo livre e aqui é tudo feito na hora, facilita muito”, afirmou.

A chefe do Departamento de Trabalho, Emprego e Geração de Renda da Sdeer, Leila Abrahão, avalia resultados: “Além dos números de formalizações, temos que considerar a aproximação da comunidade, o fato de a Prefeitura ir até os bairros para orientar a população. Muitos empreendedores já trabalham na informalidade, outros não têm informação quanto à necessidade de regularização na Prefeitura. Outro ponto importante é trabalhar com a desburocratização, melhorando o ambiente para os pequenos negócios.”

Em três edições, o “Você+Empreendedor” atendeu mais de 450 pessoas. Dessas, 227 saíram com o alvará de funcionamento como microempreendedor individual (MEI) em mãos. O evento é uma realização da Prefeitura de Juiz de Fora, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Geração de Emprego e Renda (Sdeer), e conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e das secretarias de Atividades Urbanas (SAU), Fazenda (SF), Comunicação Social (SCS), Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Secretaria de Educação (Escola Municipal Prefeito Dilermando Cruz Filho), Planejamento e Gestão (Seplag - Subsecretaria de Tecnologia da Informação), Comissão Permanente de Licitação (CPL), Correios, Santander/Getnet e Unimed.

FOTO: Carlos Mendonça

*Informações com a Assessoria de Comunicação da Sdeer, pelo telefone 3690-8341.

18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM