| Ir para o menu - 0 | Ir para conteúdo - 1 | Ir para Mapa do Site - 2 | Acessibilidade - 3
  |   -A     Padrao     A+   |  

Portal de Notícias
NOTÍCIAS: SE
JUIZ DE FORA - 30/11/2015 - 14:55



Projeto da creche de São Pedro resulta em evento de valorização da cultura negra e em exposição de fotos na SE



Portal de Notícias PJF | Projeto da creche de São Pedro resulta em evento de valorização da cultura negra e em exposição de fotos na SE | SE - 30/11/2015
A beleza da raça negra, a valorização da cultura africana e o combate à discriminação foram os temas que resultaram na belíssima exposição de fotos “Um Sorriso Negro”, aberta na sexta-feira, 27, no Centro de Formação do Professor (CFP), pela Creche Municipal “Leila de Mello Fávero”, do Bairro São Pedro. A mostra está inserida na programação do projeto “Galeria Escola”, da Secretaria de Educação (SE), e marca o encerramento das atividades em comemoração ao Mês da Consciência Negra.

Antes da abertura da exposição, os convidados acompanharam a exibição de um vídeo no qual foram registrados todos os trabalhos realizados pelas educadoras da unidade que envolviam a temática. Em seguida, os presentes foram brindados com a apresentação do Batuque Afro-Brasileiro de Nelson Silva. O grupo, tradicional em Juiz de Fora na divulgação da dança e da música africana, tem 51 anos de existência e apresentou um repertório especial para a tarde.

A subsecretária de Articulação das Políticas Educacionais, Andréa Borges, parabenizou a iniciativa. “Trazer esse diálogo do atual com os ancestrais, com a presença do Batuque na creche, possibilita que as crianças aprendam a respeitar e a valorizar a diferença cultural. Nenhuma criança nasce racista, ela aprende a ter preconceito através do convívio com pessoas racistas. Esse trabalho desperta um olhar mais sensível à educação das crianças. Parabéns a todos que se empenharam para a realização desse evento”.

“Esse projeto é pioneiro nas creches e desenvolvido com muito carinho e competência pelos professores que o pensaram e elaboraram nas reuniões pedagógicas, com ideias muito inovadoras, resultando nesta exposição”, relata a coordenadora da creche, Núbia Schubert. Para a professora Fabiana Aparecida Gomes, idealizadora do projeto, “as estrelas desse trabalho são as nossas crianças”.

A auxiliar de serviços gerais da escola, Andréa de Paiva Reis, mãe da criança Alícia de Paiva, disse que o comportamento da filha mudou após a valorização da cultura afro-descendente. “Eu trabalho na escola há dez anos e agradeço às professoras por desenvolverem esse projeto. É a primeira vez que vejo uma atividade que envolveu tanto a valorização da raça negra. Eu sou branca e o pai da Alícia é negro, e ela sempre afirmou que queria ser como eu. Por mais que eu explicasse, ela não entendia. Com a valorização da auto-estima e da beleza negra, a minha filha agora não quer ser mais como eu”. Alícia falou com entusiasmo da participação nas atividades. “Foi muito legal aprender, brincar de ´corre, cutia`, dançar. O que mais gostei foi a historinha do “Cabelo da Lelê”, comentou a menina, de 4 anos.

A fotógrafa que contribuiu para coletar as expressões das crianças durante o projeto, Talita Costa Cipriano, falou sobre o trabalho: “Procurei retratar os olhares, a expressão e evidenciar o que há de singelo, de harmonioso, demonstrando a beleza negra”.


“O Coração da África”

“Um Sorriso Negro” foi uma das ações do projeto “O Coração da África”, desenvolvido na instituição com o objetivo de aproximar as crianças da cultura africana, por meio da confecção de bonecas Abayomis, da dança, da música e da leitura/contação de histórias. Em agosto, o trabalho começou com as crianças de 0 a 3 anos, com o livro “A Menina e o Tambor”. A partir de então, foram somadas outras atividades na rotina das crianças, como brincadeiras de roda, leituras de contos africanos, sempre com a participação da família.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SE, pelo telefone 3690-8497.



 IMPRIMIR 
19/4/2024 - FUNALFA
Dia Mundial do Livro terá evento gratuito unindo três equipamentos de cultura
19/4/2024 - CESAMA
Novo Reservatório do Democrata será interligado ao sistema da Cesama na próxima segunda-feira, 22
19/4/2024 - SETUR
Plano Municipal de Turismo discute atualização em evento na terça, 23
19/4/2024 - SS
Confira a rota semanal dos Agentes de Combate a Endemias pelo município
19/4/2024 - SESMAUR
Parque da Lajinha inaugura horário estendido e nova programação 
19/4/2024 - SS
Confira o calendário semanal de imunização contra a Covid-19
19/4/2024 - SMU
Eventos geram fechamentos pontuais em vias de bairros da cidade
19/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF encerra a semana com vagas abertas para operador de loja (PCD) e outras oportunidades
19/4/2024 - SEDIC
Espaço Emprego JF terá oferta de mais de 400 vagas na próxima semana
19/4/2024 - DEFESA CIVIL
Defesa Civil divulga balanço do período chuvoso de 2023-2024
19/4/2024 - SEDIC
Divulgada a programação final da Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação que acontece neste sábado, 20
19/4/2024 - SEDH
“Cine Democracia Sempre” promove sessão dupla de cinema com participação dos diretores dos filmes
19/4/2024 - PREFEITA
Prefeita Margarida Salomão inaugura primeira etapa das obras de drenagem de Santa Luzia e nova iluminação no Parque da Lajinha
19/4/2024 - SEL
Yoga no Parque acontece no Parque Municipal no domingo, 21
19/4/2024 - SE
Secretaria de Educação lança 2º edição do calendário virtual que homenageia suas servidoras
18/4/2024 - SEL
PJF realiza Meeting Paradesporto na UFJF no domingo, 21
18/4/2024 - SETUR
Juiz de Fora se consolida como destino para eventos LGBTQIA+ na feira WTM
18/4/2024 - SE
Dia Nacional do Livro Infantil é comemorado com leitura e arte na E. M. Manuel Bandeira
18/4/2024 - SEDIC
"Vagou JF" da PJF tem vagas abertas para supervisor de loja e outras oportunidades
18/4/2024 - FUNALFA
Comissão Municipal da Capoeira terá eleição terça, 23, no Anfiteatro João Carriço
Prefeitura de Juiz de Fora
Av. Brasil, 2001 | Centro - Juiz de Fora/MG - CEP: 36060-010
Todos os direitos reservados. Copyright © 2021 - Site versão 3.2