NOTÍCIAS: SEL
JUIZ DE FORA - 30/11/2015 - 11:04

‘Festival de Basquete JF Geração Campeã’ reúne cerca de 50 jovens no Olímpico

“Fintei o jogador que estava à minha frente e fiz a bandeja”. Foi assim que Lucas Lopes, 15 anos, aluno no oitavo ano, comentou a bela cesta feita durante o “Festival de Basquete JF Geração Campeã”, promovido pela Prefeitura de Juiz de Fora por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) na manhã de sábado, 28. O evento foi realizado no Olímpico Atlético Clube e reuniu cerca de 50 crianças e adolescentes com idade variando entre 8 e 18 anos, todos alunos de basquete de cinco núcleos do projeto: Barbosa Lage, Benfica, Olavo Costa, Mariano Procópio e PBF/JF Geração Campeã, que é o núcleo do Centro.

A grande participação já era esperada pelo coordenador do “JF Geração Campeã”, Ronaldo Ishimaru. “Nossa proposta é fazer o intercâmbio entre os núcleos e, além de realizar o festival, promover uma clínica da modalidade. Também é muito importante promover a confraternização dos alunos dos diferentes pontos da cidade por meio do basquete”, expôs Ishimaru, ressaltando ainda que o festival não teve caráter competitivo.

Antes das partidas, os alunos participaram de clínica da modalidade, ministrada pelos professores José Henrique Casarim, Frederico Frizero e Sérgio Rodrigues. “O objetivo principal dessa clínica foi a interação entre os diferentes núcleos. Além disso, aperfeiçoar os fundamentos e trabalhar as deficiências individuais de cada atleta”, comentou Casarim, que dá aula nos núcleos Benfica e Barbosa Lage. Ele destacou, ainda, que o desenvolvimento do projeto “JF Geração Campeã” tem sido “importante, tanto como trabalho social, como para o futuro do basquete na cidade.”

O adolescente Lucas Lopes, citado no início da matéria, é aluno do oitavo ano da Escola Estadual Antônio Carlos, onde funciona o núcleo do Bairro Mariano Procópio. Durante o festival, converteu uma bela cesta ao invadir o garrafão e realizar uma bandeja. Ao final da partida, foi perguntado sobre o que passara na sua cabeça quando saltou para converter os dois pontos. “Passa que vamos ganhar. Penso que vai ser a primeira de muitas cestas”, comentou o jogador, que usava a camisa 32, a mesma de Magic Jonhson, mas que se inspira em Michael Jordan: “Já vi muitos vídeos dele”.

Aluno do Projeto Basquetebol do Futuro (PBF)/Geração Campeã, Luan dos Santos, do alto de 1,94 metro aos 14 anos, foi um dos destaques do festival. Ele é uma prova de como os treinamentos são fundamentais para o desenvolvimento de um atleta. “Comecei a treinar aqui no PBF JF/JF Geração Campeã em fevereiro deste ano e já evolui bem. No início, nem sabia arremessar direito. Agora, já estou quase enterrando. Sei que a minha marcação ainda está meio fraca, mas vou tentar melhorar. Quero seguir carreira no basquete, ser profissional. Essa clínica ajudou bem. Aprendi novas técnicas de defesa e ataque”, disse Luan. Em quadra, o jogador acabou contradizendo a sua fala. Na primeira bola que recebeu, invadiu o garrafão e realizou linda enterrada, arrancando aplausos dos presentes.

Quem também quer seguir no basquete é Júlio César Silva, 14 anos, também aluno do núcleo do Bairro Mariano Procópio e que já colhe os benefícios da prática esportiva. “Atualmente, o basquete é tudo para mim. Lógico que os estudos vêm na frente. Mas depois é o basquete, que me incentivou a praticar esporte. Quando comecei, no início do ano passado, não tinha uma alimentação saudável e a minha parte física não estava legal. Agora melhorou. Fiz novas amizades, que pretendo levar para a vida”, relatou Silva.

Interessados em participar do projeto “JF Geração Campeã” podem obter informações pelo telefone (32) 3690-7845.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Esporte e Lazer 3690-7829.

23/4/2024 - EMPAV
Brilha JF: Prefeitura de Juiz de Fora segue com a instalação de luminárias LED na zona sul
23/4/2024 - SEL
PJF publica edital de inscrição do Programa Bolsa Atleta 2024