NOTÍCIAS: SAA
JUIZ DE FORA - 27/11/2015 - 19:34

Fórum Microrregional de Agroecologia tem participação expressiva

Portal de Notícias PJF | Fórum Microrregional de Agroecologia tem participação expressiva | SAA - 27/11/2015
A Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA) da Prefeitura de Juiz de Fora realizou nesta sexta-feira, 27, na Escola de Governo, o “1º Fórum Microrregional de Agroecologia”, com o tema “Sustentabilidade e Cidadania”. Palestras técnicas, casos de sucesso, discussões sobre a produção de alimentos orgânicos e processos de certificação foram os principais assuntos discutidos.

O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Francisco Canalli, disse que as expectativas na realização do evento foram superadas: “Temos no Fórum a participação de importantes entidades do setor, contribuindo para difundir suas experiências aos trabalhadores do campo, que tanto necessitam. E com essa maciça participação de produtores, estamos cumprindo, de forma exemplar, os objetivos pretendidos. Esse é o primeiro de muitos outros eventos que pretendemos realizar.”

O Fórum Microrregional reuniu 170 participantes, entre produtores, estudantes e pessoas ligadas ao meio rural. Além de Juiz de Fora, Rio Pomba, Simão Pereira, Lima Duarte e Rio Novo foram algumas cidades que estiveram presentes ao evento.

O gerente regional da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), Hildebrando Marcelo Campos Lopes, afirmou que a participação dos produtores rurais neste evento é essencial: “Sem o envolvimento destes trabalhadores, a ação perderia sentido, pois são justamente eles os responsáveis pela produção dos alimentos, além de trazer à tona a importância da agroecologia em suas propriedades”.

Na parte da manhã, a Associação Orgânicos Sul de Minas apresentou casos de sucesso e experiência na produção de alimentos sem aditivos tóxicos. Representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais falaram sobre os processos de certificação na produção orgânica.

O presidente do Conselho Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Comapa) e da Associação dos Produtores de Leite de Pires, Isalino Clemente Pereira Filho, comentou que “é um grande prazer participar de um evento como este”, e destacou que “o tema escolhido para este fórum foi de extrema relevância para o produtor. A associação vem trabalhado com este assunto há anos, através de palestras de conscientização”.

No período da tarde foram apresentados e discutidos os sistemas de produção agroecológica e a sua importância para a sociedade. Mesas de debates abordaram questões sobre o futuro da produção alimentícia no Brasil.

O presidente da Agrofar, Carlos Roberto Valle Bastos, ressaltou que a realização do Fórum é a inauguração formal de uma discussão ainda a ser desenvolvida: “Esta é a primeira etapa, e a tendência é de que este evento se repita anualmente. É objetivo, ao fim da oportunidade, determinar os passos a serem dados para o ano que vem. Esta continuidade é justificada, pois, se pararmos de oferecer esta discussão, o assunto cairá no esquecimento”.

* Informações com a Secretaria de Agropecuária e Abastecimento pelo telefone: 3690-8439

22/4/2024 - SE
Projeto literário na E. M. Clotilde Peixoto Hargreaves valoriza educação inclusiva e autoconhecimento
22/4/2024 - EMPAV