NOTÍCIAS: SECOM
JUIZ DE FORA - 9/10/2015 - 18:06

No Dia das Crianças - JF inicia campanha para resgate de desaparecidos

Começa na próxima segunda-feira, 12 - data em que é comemorado o Dia das Crianças - uma grande campanha de incentivo ao “Movimento Afetivo de Resgate à Criança Desaparecida”. A intenção é alertar sobre as principais causas do problema, a forma como proceder caso a situação ocorra e o apoio da sociedade na localização da vítima. A iniciativa é realizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Conselho Regional de Medicina (CRM) e a Unimed. Na cidade, a média de desaparecimentos é de a uma pessoa (todas as idades) por dia, segundo dados da Polícia Civil.

A ação começou a ser planejada em julho, após reunião do prefeito Bruno Siqueira com o secretário de Comunicação Social da Prefeitura, Michael Guedes; os delegados regionais do CRM, Jairo Silvério, José Nalon e Cícero Lima; conselheiros tutelares, representantes das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social; do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; e da Unimed Juiz de Fora. Na ocasião, Bruno propôs diretrizes de atuação, com mobilização de diversos setores do município, e um evento de lançamento da campanha.

“Esse é um problema grave, que acontece com muito mais freqüência do que se imagina e que merece bastante atenção de todos. Com a campanha pretendemos jogar luz sobre essa situação, alertando não somente os pais, mas toda a sociedade”, afirma o prefeito, lembrando que existe um telefone específico para registro, que é o Disque 100, cuja ligação é gratuita e o funcionamento é 24 horas.

O delegado regional do CRM, Jairo Silvério, ressaltou a importância de estratégias para prevenir o desaparecimento de crianças e adolescentes. Durante o evento de lançamento, panfletos serão distribuídos com orientações às famílias, como a importância de estar sempre presente na vida de seu filho. “Converse com seu filho, procure conhecer os amigos dele e saber com quem fala.”

Notificação imediata

Além disso, a campanha visa a divulgar que, em caso de desaparecimento, não é preciso esperar para registrar a ocorrência. A Lei federal 11.259/2005, prevê a busca imediata pela criança a partir da ocorrência policial. As primeiras horas são essenciais para a investigação, basta ligar 100 e denunciar à polícia.

Segundo o Conselho Federal de Medicina, entidade responsável desde 2011 por uma campanha de combate ao desaparecimento de crianças e adolescentes em todo país, no Brasil são registrados, em média, 50 mil casos de desaparecimento de crianças e adolescentes por ano. Ainda que a maioria dos desaparecimentos seja solucionada nas primeiras 48 horas, existe um percentual de 15% a 20% de crianças e adolescentes que não são encontrados por longo período de tempo. Estima-se, ainda, que quase 250 mil estejam desaparecidos no país.

Evento de lançamento

Diversão, muitas brincadeiras e serviços de utilidade pública reunidos em um só lugar. O Projeto “Integração Criança”, realizado pela TV Integração em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora, acontecerá nesta segunda-feira, 12, das 9 às 14 horas, no Parque de Exposições marcará também o lançamento da campanha. O evento tem participação da Funalfa, do Procon, do Demlurb e das secretarias de Agropecuária e Abastecimento (SAA), Esporte e Lazer (SEL), Transporte e Trânsito (Settra), Meio Ambiente (SMA), Saúde (SS), Atividades Urbanas (SAL), além da Secretaria de Comunicação Social.

Durante o evento, vários serviços gratuitos serão colocados a disposição da população. A Secretaria de Saúde ficará por conta da “Estação Saúde”, oferecendo gratuitamente testes de glicemia e pressão, orientações médicas e distribuição de preservativos. A distribuição de mudas de árvores ficará a cargo da Secretaria de Meio Ambiente (SMA), que disponibilizará informações sobre as espécies de plantas e orientações sobre os cuidados necessários.

Crianças e adolescentes estarão entretidos com as atividades e brinquedos disponibilizados pela SEL. A Settra será responsável por toda operação de trânsito. O Procon Móvel também estará presente, prestando atendimentos e esclarecendo dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor. O Demlurb contribuirá com a limpeza do local, antes e depois do evento.

Dados

Juiz de Fora registrou 1.187 casos de pessoas desaparecidas nos últimos três anos (até final de agosto de 2015). Deste total, foram 56 casos envolvendo crianças com idades entre 0 e 11 anos. Entre os adolescentes a situação é ainda mais preocupante: foram 489 registros, entre meninos e meninas com idades entre 12 e 17 anos. A maioria foi localizada, segundo a Polícia Civil.

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social pelo telefone 3690-7246.

27/3/2024 - SEDIC
Juiz de Fora bate novo recorde na geração de empregos no bimestre e afirma sua vocação como polo logístico
27/3/2024 - PROCON
Americanas acata recomendação do Procon sobre publicidade abusiva de ovos de Páscoa